Classroom procedures for false cognates
Resumo
Resumo : Este é um experimento piloto realizado com o objetivo de encontrar um método adequado para o ensino de falsos cognatos a alunos brasileiros de língua inglesa. Testes de eliciação foram conduzidos usando-se um grupo homogêneo de estudantes brasileiros de inglês de nível intermediário superior da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa em Curitiba, Paraná. Os resultados do 19 teste foram analisados e os cognatos estudados em profundidade, conduzindo-nos a nossa hipótese inicial de que os erros aumentam em proporção à similaridade de contexto mais a infreqüência de palavras. Dois métodos diferentes de ensino foram então, aplicados : um consistiu no ensino de palavras em isolamento e o outro no ensino de palavras num contexto significativo. Um teste neutro foi subseqüentemente dado aos alunos, sendo
que os resultados favoreceram o grupo cujas palavras haviam sido ensinadas em contexto. Os dados estatísticos corroboraram as hipóteses do experimento, embora não se reinvindique absoluto rigor científico
ao experimento. Abstract : This is a pilot-experiment carried out with the aim of finding a suitable method for teaching false cognate's to Brazilian learners of the English language. Elicitation tests were conducted using a homogeneous, group of upper-intermediate Brazilian learners of English fron, the Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, Curitiba, Paraná. The results of the fixst test were analyzed and the cognates were studied in depth, leading us to our initial hypothesis that errors increase in proportion to contextual similarity plus infrequency of words. Two different teaching methods were then applied: one consisted of teaching the words in isolation and the other of teaching the words in a meaningful context. A neutral test was subsequently given to the students., the results of which favoured the group who had been taught "the
words in context. The statistical data corroborated the hypotheses of the experiment, although absolute scientific rigour is not claimed for the experiment.
Collections
- Teses & Dissertações [10146]