Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Física - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 44
-
Análise de propostas didáticas de história e filosofia da ciência para o ensino da física
(2014)Resumo: Em 2009, ao entrar em contato com o enfoque histórico e filosófico da ciência no ensino de física, muitas perguntas pairavam sobre minha mente: do que se trata essa área do conhecimento? Para o que ela serve? Como ... -
Argumentação dialogada no ensino e aprendizagem de física : perspectivas de professores do ensino médio
(2020)Resumo: Estudamos a relação entre a argumentação dialogada e o processo de construção de significados acerca de conhecimentos científicos a partir do ponto de vista de professores de Física do Ensino Médio, considerando ... -
As atividades formativas na formação de professores de física : contribuições dos prjetos de extensão e PIBID
(2015)Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender de que forma a participação de licenciandos em atividades extracurriculares pode contribuir na sua formação docente em Física. Focalizam-se particularmente reflexões acerca ... -
Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física
(2021)Resumo: Este trabalho põe em evidência uma proposta metodológica do ensino de Física tendo como subsídio a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na construção de conhecimentos que servem de alicerce à disciplina de ... -
As concepções de licenciandos sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, no estágio de docência
(2019)Resumo: Esta investigação qualitativa tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos de Física acerca do uso de TIC em atividades de docência no período do estágio. A pesquisa foi realizada com três licenciandos ... -
A construção do conceito de campo elétrico : da ciência física à física escolar
(2006)Resumo: Este trabalho desenvolve um estudo sobre a constituição do conceito de campo elétrico no âmbito da Ciência Física e da Física Escolar, tendo como objetivo a realização de uma análise de como foi constituído e como ... -
As contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino de física quântica na educação básica
(2013)Resumo: Neste trabalho apresentamos uma pesquisa sobre a abordagem histórico-filosófica da ciência para o ensino de Física Quântica na Educação Básica. O objetivo é analisar as possíveis contribuições propiciadas por esta ... -
Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
(2023)Resumo: A profissão de docente está ligada a uma complexidade tal como uma necessidade formativa, que não é saciada somente pela formação inicial e demanda uma formação permanente, contínua para atender essa demanda. ... -
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos
(2021)Resumo: Esta pesquisa localiza-se no campo de formação de professores, onde defende-se os modelos de racionalidade crítica de formação docente a partir de Diniz-Pereira (2014). O objetivo geral do estudo é o analisar as ... -
Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
(2018)Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a concepção de ensino e a função dos livros didáticos de Física utilizados no Ensino Superior e no Ensino Médio, assim como a influência exercida pelo livro didático ... -
Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
(2021)Resumo: Esta tese é composta por quatro capítulos. Na introdução encaminho uma pequena parte da minha história, o suficiente para que o leitor saiba que não compreendo o ensinar e o aprender fora do contexto da autonomia, ... -
Educação com enfoque ciência, tecnologia e sociedade - CTS - nas diretrizes curriculares de física do Estado do Paraná
(2013)Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre como os pressupostos da Educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se configuram no contexto das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE/PR) ... -
Educação CTS : perspectivas socioeducacionais e indícios da construção da autonomia docente na formação inicial de professores de física
(2023)Resumo: Este trabalho situa-se no campo de investigação da educação Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS), que se configura como uma perspectiva educacional que busca promover uma reflexão sobre estas relações, a fim de ... -
Educação CTS na instituição escolar : posicionamentos de licenciandos(as) em física à luz das categorias de professores como intelectuais
(2021)Resumo: Neste trabalho investigamos à quais modelos de intelectuais os futuros professores e professoras de Física se aproximam na elaboração de propostas de ensino CTS e nas suas concepções a respeito do desenvolvimento ... -
Enfoque CTS no ensino de física : um estudo com estagiários da licenciatura em física
(2011)Resumo: O enfoque CTS se justifica pela busca em formar cidadãos cientifica e tecnologicamente alfabetizados e que possam participar da tomada de decisão sobre as relações envolvendo ciência, tecnologia e sociedade. Nesse ... -
O enfoque histórico-filosófico da ciência no ensino e na formação inicial de professores de física : estudo de caso com licenciados em situação de estágio de docência
(2012)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar no processo de formação inicial de licenciandos em Física, de uma universidade pública, o desenvolvimento da História e Filosofia da Ciência e o que dizem esses licenciandos ... -
O ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio : o papel do professor na construção de conhecimentos
(2014)Resumo: O estudo apresentado possui características etnográficas, desenvolvido com base na observação de aulas em turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Nosso objetivo consiste ... -
Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD
(2019)Resumo Os estudos em Manualística e em História das Disciplinas Escolares têm destacado a importância que o livro didático assume para a compreensão histórica da trajetória das disciplinas escolares. Com base em princípios ... -
Esculpindo o conhecimento tecnológico didático do conteúdo de licenciandos em física : uma prática formativa à luz de metodologias ativas
(2023)Resumo: No contexto das pesquisas sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e Matemática, o uso das tecnologias tem demonstrado ser um grande desafio, principalmente para os ... -
Uma estratégia de ensino metacognitiva : contribuições para o perfil conceitual de força de licenciandos em física
(2018)Resumo: A metacognição de acordo com Flavell (1987 apud JOU; SPERB, 2006) é a capacidade do sistema cognitivo do indivíduo de monitorar e auto-regular os processos cognitivos. Esta capacidade permite a consciência dos ...