• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - MILENE DUTRA DA SILVA.pdf (4.789Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Silva, Milene Dutra da, 1966-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese é composta por quatro capítulos. Na introdução encaminho uma pequena parte da minha história, o suficiente para que o leitor saiba que não compreendo o ensinar e o aprender fora do contexto da autonomia, da liberdade e da transformação social. Preocupo-me ao observar a desarticulação entre a realidade sociocultural dos estudantes, seus interesses e demandas, e a abordagem tradicionalmente dada ao componente curricular Física. Assim, o objetivo dessa pesquisa é promover uma discussão teórica sobre a articulação entre ciência-arte-ensino pautada em fundamentos sociológicos. É nessa perspectiva e com o objetivo específico de desenvolver a fundamentação teórica dos aspectos sociopolíticos envolvidos que proponho o enlace epistemológico entre Freire e Bauman. Os conceitos priorizados são os de emancipação, autonomia e liberdade que conduzem a compreensão de realidade da modernidade líquida do século XXI. No capítulo 2 problematizo a formação inicial de professores por meio da análise reflexiva e documental do curso de licenciatura em Física da UFPR conectando as mudanças curriculares com as determinações das LDB apontando para os sólidos herdados na formação de professores no Brasil. No capítulo 3, me apoio em Cachapuz e Ostrower, entre outros autores, para delinear um percurso de convergências e entrelaçamentos entre a Arte e a Ciência que podem ser explorados num ensino dialógico e humanizado. Afirmo que a presença de ações educativas de natureza integrada, especialmente as que exploram as intersecções entre ciência-arte-ensino em cursos de licenciatura oportuniza a criação de um ambiente de formação estimulante, no qual a fluidez dos limites substitua a compartimentalização dos saberes. No capítulo 4, sustento a hipótese de que o diálogo ciência-arte-ensino configura-se potencialmente capaz de aproximar interesses de professores e estudantes nos diversos níveis de ensino, numa abordagem convergente com a modernidade líquida própria da cultura do século XXI. Para tanto, busco apontar quais as disciplinas da grade curricular atual estariam mais propícias a promover esse diálogo e sugiro formas possíveis de que o mesmo aconteça em sala de aula. Nas considerações finais retomo os conceitos iniciais baseados no enlace Freire-Bauman para afirmar que na contemporaneidade, a fluidez dos limites entre os saberes de diferentes campos de conhecimento já acontece e as produções da arte e da ciência são natural e tecnologicamente imbricadas. A perspectiva sociológica de Freire-Bauman permite a compreensão de que apenas o sujeito-professor emancipado, cujo ensinar e aprender faz parte de seu projeto de vida pode horizontalizar a relação educador-turma de maneira a agir, criar e vivenciar experiências educacionais que permitam a exploração de diferentes formas de expressão, aprendizagem e partilha.
     
    Abstract: This current qualification report is composed of two chapters. It begins with the ArtScience Manifest since this is the document that aligns all the other references used. The ArtScience Manifest is my starting and arrival point. In the introduction, I tell a small part of my story, which is enough for the reader to know that I do not understand teaching and learning outside the context of autonomy, freedom and social transformation. I highlight that the research's objective is to develop a theoreticalmethodological proposal in the ArtScience approach for the training of Physics teachers aiming the dialog between scientific and artistic knowledge through works from both areas. In this perspective and specifically in order to problematize aspects of initial education, in chapter 1 I expose the story of the UFPR's undergraduate Physics course. The publications of authors who experience Science and Art in Physics classrooms serve as parameters for identifying theoretical and methodological affiliations. In chapter 2, Cachapuz and Ostrower, among other authors, give me support to outline a path of convergences and tangles between Art and Science. I finally present my expectations regarding chapter 3, in which I intend to support the hypothesis that ArtScience is configured in a theoretical approach potentially capable of bringing together the interests of teachers and students at different levels of education, an approach that converges with the liquid modernity inherent to the culture of the 21st century.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72532
    Collections
    • Teses [503]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV