Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Ensino superior"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 101
-
Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
(2016)Resumo: Este trabalho é o resultado do envolvimento da autora com o objeto de pesquisa, caracterizado como a política de assistência estudantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para permanência do estudante de ... -
Adaptação, satisfação e autoeficácia acadêmica de estudantes de diferentes períodos de graduação em educação física durante a pandemia de Covid-19
(2023)Resumo: Ao ingressar na graduação em Educação Física, o estudante traz consigo experiências pessoais que sofrerão influência das vivências acadêmicas, sendo necessárias adaptações pessoais para concluir essa formação. A ... -
Análise da prática docente em um curso de graduação em enfermagem
(2011)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os elementos conceituais, filosóficos, metodológicos e políticos que fundamentam o Curso de Graduação em Enfermagem e a prática docente de uma instituição de ensino ... -
Aplicabilidade do model developing nurses' thinking para o desenvolvimento do raciocínio clínico em graduandos de enfermagem
(2017)Resumo: Introdução: O modelo Developing Nurses' Thinking (DNT) é uma metodologia de ensino cujo preditivo é direcionar o estudante de enfermagem durante a avaliação de casos clínicos fictícios ou reais. Esse modelo consiste ... -
Aplicação de metodologias multicritério na avaliação dos cursos da UNESPAR/FECILCAM
(2005)Resumo: O presente trabalho tem como propósito a aplicação de dois métodos de decisão multicritério: o AHP - Analytic Hierarchy Process e o PROMETHEE - Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations na ... -
Aprendizagem baseada em problemas e o desenvolvimento de habilidades para a aprendizagem auto-dirigida
(2006)Resumo : A questão central deste trabalho é a influência da Aprendizagem Baseada em Problemas no desenvolvimento de habilidades para a aprendizagem auto-dirigida. Para avaliar essas habilidades foi desenvolvido um instrumento ... -
A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
(2020)Resumo: A pesquisa tem o objetivo de responder como a improvisação musical é ensinada dentro de cursos específicos de bacharelado e licenciatura em música de Curitiba nas universidades UNESPAR - Campus Curitiba I (EMBAP) ... -
Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior
(1985)Resumo: Considerando a relevante função da Universidade na sociedade, é por demais necessário fortalecer a sua estrutura, a sua organização, o seu sistema de ideias, tendo em vista a realidade do sistema de educação atual. ... -
Ballet clássico no ensino superior em artes cênicas : Bakhtin e Laban em perspectiva dialógica
(2021)Resumo: O presente trabalho, vinculado ao Labelite (UFPR/CNPq) - Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem por objetivo refletir sobre a prática do Ballet Clássico no Ensino Superior em Artes ... -
Canvas 2P : uma ferramenta de planejamento para o ensino híbrido enriquecido com metodologias ativas
(2022)Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a ferramenta Canvas 2P como estratégia auxiliar no planejamento didático do Ensino Híbrido enriquecido com Metodologias Ativas para o Ensino Superior. Neste sentido, a ... -
Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
(2016)Resumo: Esta tese analisou como ocorreu o processo de desenvolvimento das capacidades dinâmicas a partir da influência das lógicas institucionais sobre a decisão (seize) e a ação (reconfiguração) dos gestores de uma ... -
Como adultos aprendem a partir da teoria steineriana?
(2021)Resumo: A educação de adultos é um campo multifacetado, com linhas de atuação bastante diversas e especificidades que precisam ser aprofundadas. Rudolf Steiner não propôs uma educação de adultos, mas uma pedagogia exitosa ... -
Competência digital de docentes da educação superior no Brasil : diagnóstico sob a perspectiva das universidades públicas brasileiras
(2022)Resumo: A competência digital de docentes, alunos e da própria instituição é fator fundamental para a integração tecnológica nas universidades, independentemente da modalidade de ensino. A necessidade do desenvolvimento ... -
Competências do educador e do educando para o ensino e aprendizagem do BIM na graduação em arquitetura, engenharia e construção no Brasil
(2021)Resumo: Diante das transformações da indústria, da realidade do trabalho e os avanços das tecnologias da comunicação e informação, a formação superior dos profissionais em engenharia, arquitetura e construção (AEC) passa ... -
Comunicação e/ou informação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e na Universidade Federal da Integração Latino-Americana : estudo de caso múltiplo em novas universidades federais
(2013)Resumo: Este estudo pretende analisar as ações dos setores de comunicação em duas novas universidades federais e verificar se nelas são priorizadas as práticas informativas e/ou as práticas comunicativas. Considera-se que ... -
Concepções CTS presentes nos discursos de professores formadores no ensino superior : um estudo à luz da Grounded Theory
(2017)Resumo: A constituição do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ocorreu a partir de um processo de múltiplas confluências entre áreas e subáreas do conhecimento. Enquanto campo interdisciplinar, a tríade CTS permite ... -
Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
(2009)Resumo: O presente estudo investiga as concepções de estudantes do ensino superior sobre a inserção dos Projetos de Aprendizagem (PAs) na sua formação. Participaram quarenta acadêmicos da Universidade Federal do Paraná – ... -
O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
(2017)Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo compreender de que maneira o pensamento e as práticas que associam conservadorismo e modernidade fizeram parte do contexto de criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. ... -
A construção da concepção de avaliação da aprendizagem em professores universitários : o caso dos coordenadores dos cursos de formação de profissionais da educação da Universidade Federal do Paraná
(2004)Resumo: O presente estudo trata do processo de construção da concepção de avaliação da aprendizagem em professores universitários, especificamente dos coordenadores de cursos de formação de profissionais da educação ... -
Construção da identidade e escolhas no acesso ao ensino superior : processos de mudança e trabalho psíquico
(2006)Resumo: A educação superior tem sido considerada uma forma privilegiada de acesso a melhores condições de vida. Anualmente, cerca de dez candidatos por vaga se inscrevem para o acesso rs universidades públicas. A universidade ...