Competências do educador e do educando para o ensino e aprendizagem do BIM na graduação em arquitetura, engenharia e construção no Brasil
Resumo
Resumo: Diante das transformações da indústria, da realidade do trabalho e os avanços das tecnologias da comunicação e informação, a formação superior dos profissionais em engenharia, arquitetura e construção (AEC) passa por adaptações. Um dos destaques, o paradigma da Building Information Modeling (BIM) adentra o espaço acadêmico por meio da pesquisa e do desenvolvimento há décadas mas ainda encontra barreiras para ser incorporado o ensino na graduação. Essa pesquisa se propõe a compreender uma dessas barreiras, as competências BIM necessárias para a docência contemporânea. O resgate bibliográfico aborda o estado da pesquisa sobre o Modelo da Informação da Construção, suas métricas de desempenho, os profissionais especializados e suas competências. Fora feita com uma retomada histórica, internacional e nacional, sobre o ensino de BIM e competências BIM no ambiente acadêmico. Em seguida busca de resposta ao objetivo que é descrever as competências do Educador e do Educando no processo de ensino e aprendizagem BIM nas graduações em AEC. Para tal é realizada a codificação de evidencias pelo método baseado na teoria fundamentada em fados de vertente straussiana, de publicações dos eventos de educação superior em engenharia, arquitetura e educação BIM (COBENGE, ENESEA e ENEBIM, respectivamente). Os resultados são apresentados em relatórios e matrizes para elucidar quais são as competências presentes nas experiências compartilhadas no corpus da pesquisa, que lacunas foram encontradas e elaboração de um inventário para o Educador e o Educando BIM. Este esforço pretende contribuir com a implementação da modelagem da informação da construção nas graduações brasileiras para sua efetiva disseminação no setor da construção civil com profissionais formados com as devidas competências. Abstract: Given the transformations in the industry, the reality of work and advances in communication and information technologies, the higher education of professionals in engineering, architecture and construction (AEC) undergoes adaptations. One of the highlights, the Building Information Modeling (BIM) paradigm has entered the academic space through research and development for decades, but it still encounters barriers to be incorporated into undergraduate teaching. This research aims to understand one of these barriers, the BIM skills necessary for contemporary teaching. The bibliographic review addresses the state of research on the Construction Information Model, its performance metrics, specialized professionals and their competencies. It was carried out with a historical, international and national review of the teaching of BIM and BIM skills in the academic environment. Then search for an answer to the objective that is to describe the competences of the Educator and Educated in the process of teaching and learning BIM in graduations in AEC. For this purpose, evidence is encoded by the method based on theory based on Straussian fado, from publications of higher education events in engineering, architecture and BIM education (COBENGE, ENESEA and ENEBIM, respectively). The results are presented in reports and matrices to elucidate which competences are present in the shared experiences in the research corpus, what gaps were found and the elaboration of an inventory for the Educator and Educating BIM. This effort intends to contribute to the implementation of construction information modeling in Brazilian graduations for its effective dissemination in the civil construction sector with trained professionals with the necessary skills.
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