• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aplicação de metodologias multicritério na avaliação dos cursos da UNESPAR/FECILCAM

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - AMAURI JERSI CEOLIM.pdf (9.409Mb)
    Data
    2005
    Autor
    Ceolim, Amauri Jersi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem como propósito a aplicação de dois métodos de decisão multicritério: o AHP - Analytic Hierarchy Process e o PROMETHEE - Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations na avaliação dos cursos da UNESPAR/FECILCAM. O método AHP tem como característica principal a decomposição do problema em níveis hierárquicos. Ele parte do principio de que para se tomar uma decisão, a experiência e o conhecimento das pessoas são tão valiosos quanto os dados utilizados. No presente trabalho o método AHP foi utilizado para obter pesos para os critérios utilizados no método PROMETHEE. Esse método se formaliza na construção de uma relação de sobreclassificação de valores. Para esse propósito foram definidos os critérios, através da elaboração de questões com a finalidade de avaliar os cursos. Os cursos foram avaliados em relação a três eixos: organização didática pedagógica, corpo docente e instalações, visando conhecer a estrutura física, humana e atuação do ensino. Dessa forma realizou-se a classificação dos cursos apresentando um diagnóstico dos mesmos, contribuindo assim, para tomada de decisão por parte dos educadores e gestores da Instituição.
     
    Abstract: The present work aims the application of two multicritera decision taking methods: the AHP - Analytic Hierarchy Process and PROMETHEE - Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations in the courses of UNESPAR/FECILCAM. The AHP method has as its main characteristic the decomposition of problems into hierarchical levels. It is based on the principle that to take a decision people's experience and knowledge are as valuable as the data used. In this present work, the AHP method was used to obtain weights for the criteria used in the PTOMETHEE method. This method is based on the construction of a superclassification relation of values. To that aim, the criteria were defined by the elaboration of a questionnaire having the purpose of evaluating the courses. The courses were assessed in relation to three axes: pedagogical and didactical organization; teaching group; and facilities, which aimed to know human and physical space structure as well as teaching practice. Thus, the courses were ranked and a diagnostic was presented, in order to contribute to the decision taking process by the institution's educators and managers.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/2154
    Collections
    • Teses & Dissertações [10560]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV