Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStelko-Pereira, Ana Carina, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorBez, Rafaela Bagolinpt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T12:40:38Z
dc.date.available2025-11-05T12:40:38Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99151
dc.descriptionOrientadora: Profa. Drª. Ana Carina Stelko-Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/09/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo aborda a formação docente sobre equidade de gênero, pois o espaço escolar é um local privilegiado para se implementar estratégias sistemáticas e assistemáticas de enfrentamento ao machismo e desenvolvimento de valores compatíveis com uma sociedade mais equitativa. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de um curso de formação continuada sobre equidade de gênero nas percepções de docentes do ensino médio. A metodologia adotada incluiu o desenvolvimento e a aplicação de um curso online, seguido de uma avaliação quantitativa e qualitativa das mudanças nas atitudes e conhecimentos dos e das participantes. Os principais resultados qualitativos indicaram que o curso teve um impacto positivo, promovendo uma maior conscientização sobre a importância da equidade de gênero e influenciando práticas pedagógicas mais conectadas às discussões sobre equidade de gênero, de acordo com os participantes que responderam ao questionário de satisfação de um curso, o qual continha questões fechadas em escala Likert. Contudo, estas mudanças não foram expressivas de modo a serem percebidas como significativas estatisticamente em análises quantitativas, comparando-se escores pré e pós curso de atitudes, percepções e práticas pedagógicas quanto à equidade de gênero, dos 26 participantes que responderam a escalas nos dois momentos. As discussões destacaram a relevância de incorporar questões de gênero na formação docente para fomentar a transformação social. Concluiu-se que a educação é uma ferramenta crucial para a promoção da equidade de gênero, e que a formação continuada docente é essencial para alcançar esse objetivo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study addresses teacher training on gender equity, considering that the school environment is a privileged space for implementing systematic and unsystematic strategies to combat sexism and develop values compatible with a more equitable society. The aim of this study was to evaluate the impact of a continuing education course on gender equity on the perceptions of high school teachers. The methodology adopted included the development and implementation of an online course, followed by a quantitative and qualitative assessment of changes in the attitudes and knowledge of the participants. The main qualitative results indicated that the course had a positive impact, promoting greater awareness of the importance of gender equity and influencing pedagogical practices more closely aligned with discussions on gender equity, according to participants who responded to a course satisfaction questionnaire, which included closed-ended questions on a Likert scale. However, these changes were not significant enough to be perceived as statistically meaningful in quantitative analyses, comparing pre- and post-course scores on attitudes, perceptions, and pedagogical practices regarding gender equity among the 26 participants who responded to the scales at both times. The discussions highlighted the importance of incorporating gender issues into teacher training to foster social transformation. It was concluded that education is a crucial tool for promoting gender equity, and continuing teacher education is essential to achieve this goal.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de ensino médio - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de um curso para docentes do ensino médio sobre equidade de gêneropt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples