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dc.contributor.advisorFigari, Anelise Krauspenhar Pinto, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.creatorSilva, Bruno Krisanpt_BR
dc.date.accessioned2025-11-04T18:12:24Z
dc.date.available2025-11-04T18:12:24Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99124
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Anelise Krauspenhar Pinto Figaript_BR
dc.descriptionProjeto Interdisciplinar (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA Controllerpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este projeto interdisciplinar propõe uma análise detalhada de uma organização cuja atividade principal é a locação de imóveis no bairro Fazendinha, em Curitiba - Paraná. O estudo contextualiza o crescimento urbano e a valorização imobiliária da cidade, abordando os desafios enfrentados na gestão de imóveis locados, como a manutenção adequada, a relação com locatários e a necessidade de planejamento estratégico. Para o diagnóstico inicial utilizou-se a ferramenta Matriz SWOT identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização. Destacouse, entre os pontos críticos, a deterioração da infraestrutura, falhas na comunicação e ausência de controles financeiros estruturados. Em contrapartida, a boa infraestrutura construída e a simplicidade de gestão financeira aparecem como fatores positivos.O projeto enfatiza a importância da infraestrutura como capital fixo essencial à sustentabilidade dos negócios imobiliários e aponta a necessidade de adaptação da estrutura organizacional, implementação de controles internos eficazes e fortalecimento da cultura organizacional para garantir a continuidade e o crescimento da empresa. A cultura organizacional, orientada pelo comportamento dos locatários, é destacada como um fator-chave para a convivência harmoniosa e a conservação dos imóveis. Por fim, uma proposta técnica para melhorias da organização foi sugerida; concluiu-se que um sistema de controle financeiro integrado, com planejamento de manutenções, gestão eficiente de custos e conformidade fiscal, é essencial para apoiar a tomada de decisão, promover a eficiência organizacional e assegurar a perenidade do negóciopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMercado imobiliário - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGestão imobiliáriapt_BR
dc.subjectGestão fiscalpt_BR
dc.titleGestão de imóveis locadospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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