Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorMendes, Daniele Cristina de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-03T16:43:57Z
dc.date.available2025-11-03T16:43:57Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99052
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/08/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino de Ciências oportuniza aos alunos o contato com conhecimentos científicos permitindo-lhes construir explicações sobre fenômenos naturais, tecnológicos e sociais do cotidiano. Apesar dessa relevância, muitas aulas ainda carecem de uma abordagem ampla, interessante e interdisciplinar sobre o mundo físico. A leitura e a escrita literária, por sua vez, podem ser compreendidas como práticas discursivas que ampliam o repertório simbólico dos alunos e contribuem para sua formação crítica e humanizada, na condição de seres históricos e sociais. A literatura, como construção histórico-social dotada de ampla bagagem simbólica, pode favorecer a aprendizagem de conceitos científicos. Com base nessa premissa, esta dissertação investiga o funcionamento da leitura e da escrita literária em aulas de Ciências, visando promover uma aprendizagem mais significativa e uma formação mais holística dos alunos. O objetivo geral da pesquisa é compreender os entrelaçamentos discursivos na relação entre leitura e escrita literária no ensino de Ciências, a partir de uma proposta didática voltada para o 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo a obra Viagem ao Centro da Terra. Essa obra de ficção científica apresenta elementos científicos articulados com hipóteses investigativas e imaginativas, especialmente em conteúdos de Geologia e Ciências. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que desenvolve uma sequência básica do letramento literário, articulando aulas de Ciências e de Língua Portuguesa, com foco nas práticas de leitura e escrita literária. O dispositivo analítico central baseia-se no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. Além das respostas dos alunos a um questionário sobre a sequência básica de letramento literário, envolvendo o círculo de leitura desenvolvido, foram selecionadas produções textuais, de três alunos como materialidades discursivas que compuseram o corpus de análise. A análise dos textos dos estudantes é discutida por meio de abordagens como: história, ciência, cientista, o fazer ciência e os entrelaçamentos discursivos que evidenciam a curiosidade, a busca pelo conhecimento e a exploração de territórios desconhecidos. Conclui-se que os textos narrativos analisados operam como espaços simbólicos de construção de sentidos, atravessados por elementos histórico-sociais que articulam ciência, tecnologia, imaginação e relações humanas, potencializando a criatividade e a imaginação dos alunos. Defende-se que a leitura e escrita literária não devem ser compreendidas como pretextos para o ensino de Ciências, pois essas práticas discursivas contribuem de forma significativa para a formação de sujeitos. A articulação entre Literatura e Ciências valoriza a imaginação, a curiosidade, a crítica e a construção de hipóteses investigativas, oferecendo caminhos potentes para práticas pedagógicas mais sensíveis, reflexivas e criativaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: Science education provides students with access to scientific knowledge, enabling them to construct explanations about natural, technological, and social phenomena in everyday life. Despite this relevance, many classes still lack a broad, interesting, and interdisciplinary approach to the physical world. Literary reading and writing, in turn, can be understood as discursive practices that expand students’ symbolic repertoire and contribute to their critical and humanized formation as historical and social beings. Literature, as a socio-historical construct endowed with broad symbolic baggage, can foster the learning of scientific concepts. Based on this premise, this dissertation investigates the role of literary reading and writing in science classes, aiming to promote more meaningful learning and a more holistic education for students. The general objective of the research is to understand the discursive interweavings in the relationship between literary reading and writing in science education, based on a didactic proposal for the 5th year of Elementary School involving the work Journey to the Center of the Earth. This science fiction work presents scientific elements articulated with investigative and imaginative hypotheses, especially in Geology and Science content. Methodologically, it is a pedagogical intervention research that develops a basic sequence of literary literacy, integrating Science and Portuguese Language classes, focusing on practices of literary reading and writing. The central analytical device is based on the theoretical-methodological framework of French Discourse Analysis. In addition to student responses to a questionnaire about the basic literary literacy sequence, involving the reading circle developed, textual productions from three students were selected as discursive materialities that composed the analysis corpus. The analysis of student texts is discussed through approaches such as: history, science, scientist, the doing of science, and discursive interweavings that highlight curiosity, the pursuit of knowledge, and the exploration of unknown territories. It is concluded that the analyzed narrative texts operate as symbolic spaces for meaning-making, permeated by socio-historical elements that articulate science, technology, imagination, and human relationships, enhancing students’ creativity and imagination. It is argued that literary reading and writing should not be understood as pretexts for science teaching, as these discursive practices contribute significantly to the formation of individuals. The integration between Literature and Science values imagination, curiosity, criticism, and the construction of investigative hypotheses, offering powerful paths for more sensitive, reflective, and creative pedagogical practicespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLeitura e escrita literária no ensino de ciências : entrelaçamentos discursivos a partir da obra Viagem ao centro da terra no 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples