Mostrar registro simples

dc.contributorAlmeida, Bruno Feijó dept_BR
dc.contributor.otherRios, Flavia Sant'Anna, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorSbardella, Arielept_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T22:42:22Z
dc.date.available2025-09-25T22:42:22Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98581
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Flavia Sant’Anna Riospt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo propõe atividades práticas investigativas e contextualizadas em situações cotidianas como possíveis estratégias para o ensino de Biologia. A matriz desencadeadora do trabalho surgiu do questionamento sobre o ensino tradicional, conteudista e mecanicista, e promove a aproximação das metodologias ativas para contribuir com o letramento científico na 1ª série do Ensino Médio. Procurou-se retirar a ciência do imaginário e torná-la visível e aplicável ao cotidiano dos estudantes, possibilitando que o docente crie um espaço livre de pressão. Essa orientação pode ser utilizada como gerador de interesse, motivação e curiosidade, sem desconsiderar os conteúdos. Para isso, produziu-se uma proposta didática com duas atividades diferentes, "Problemas do cotidiano: será possível resolver com Ciência?" e "Jogando com Biologia: isso é ficção ou realidade?", e que contemplam a Biologia de forma contextualizada com a realidade vivida.. Tal proposta se tornou possível devido às dinâmicas que entregam o conteúdo e a cultura científica de forma mais aproximada e familiar ao discente, através de situações problemas, ou recortes de jogos, séries e filmes. As atividades são discutidas de acordo com o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e dessa forma, instigam o discente a pensar de forma autônoma, científica e crítica sobre situações cotidianas e de importância para sociedade. Foi possível abordar e trabalhar alguns pilares do método científico como a tentativa e erro, a resolução de problemas corriqueiros e sua incapacidade de resolver todos os problemas humanos. Isso permite a desmistificação de diversos estereótipos e a aproximação à Ciênciapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study proposes investigative and contextualized practical activities in everyday situations as possible strategies for teaching Biology. The triggering matrix of the work emerged from the questioning of traditional, content and mechanistic teaching, and promotes the approximation of active methodologies to contribute to scientific literacy in the 1st grade of High School. An attempt was made to remove science from the imagination and make it visible and applicable to students' daily lives, allowing the teacher to create a space free from pressure. This orientation can be used as a generator of interest, motivation and curiosity, without disregarding the contents. For this, a didactic proposal was produced with two different activities, "Daily problems: will it be possible to solve with Science?" and "Playing with Biology: is this fiction or reality?", and which contemplate Biology in a contextualized way with the lived reality. to the student, through problem situations, or clippings of games, series and movies. The activities are discussed according to the Science, Technology, Society and Environment (STSE) movement and, in this way, encourage the student to think autonomous, scientific and critical about everyday situations and situations of importance to society. It was possible to approach and work with some pillars of the scientific method such as trial and error, solving everyday problems and its inability to solve all human problems. This allows the demystification of several stereotypes and the approach to Sciencept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectDidática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleConstrução do saber : proposta didática para ressignificar a ciência do cotidianopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples