Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGelinski Junior, Eduardo, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.creatorNeuburger, Raquel Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-23T14:08:10Z
dc.date.available2025-09-23T14:08:10Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98542
dc.descriptionOrientador: Dr. Eduardo Gelinski Júniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar e promover ações e métodos para proporcionar a internacionalização do produto café arábica no mercado internacional, por meio do processo de exportação. Visando a criação de associações de pequenos cafeicultores, para impulsionar o poder de venda no mercado internacional. Conforme levantamento da Conab (Companhia de Abastecimento) em 2023 foi produzido 54,94 milhões de sacas do grão beneficiado, tornando o Brasil um dos maiores produtores de café, o qual produz com alto valor de qualidade, conforme os padrões e exigências do mercado internacional. Conforme contato com os pequenos produtores de café do estado do PR e MG, há um interesse em formar uma Associação para promover e facilitar a comercialização do produto via exportação, devido muitos agricultores não terem condições econômicas e quantidade suficiente para exportar. Muitos tem medo de exportar porque não têm o apoio e ajuda e também não entendem do processo de exportação. Contudo essa pesquisa reuniu e coletou informações quantitativas e qualitativas do mapeamento das regiões que cultivam o café, e identificou que o processo de exportação é viável economicamente e o vínculo via o associativismos traz vários benefícios tanto financeiro, econômico como socialpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this research was to evaluate and promote actions and methods to provide the internationalization of the Arabica coffee product in the international market, through the export process. Aiming at the creation of associations of small coffee growers, to boost the selling power in the international market. According to a survey by Conab (Supply Company), in 2023, 54.94 million bags of processed beans were produced, making Brazil one of the largest producers of coffee, which produces high quality value, according to the standards and requirements of the international market. According to contact with small coffee producers in the states of Paraná and Minas Gerais, there is an interest in forming an Association to promote and facilitate the commercialization of the product via export, because many farmers do not have the economic conditions and sufficient quantity to export. Many are afraid to export because they do not have support and help and also do not understand the export process. However, this research gathered and collected quantitative and qualitative information from mapping the regions that grow coffee, and identified that the export process is economically viable and the link via associations brings several benefits, both financial, economic and socialpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAssociações, instituições, etc.pt_BR
dc.subjectCooperativas agrícolaspt_BR
dc.subjectCafé - Indústriapt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.titleFormação de associação de cafeicultores para a promover o processo de exportação do produtopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples