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    Formação de associação de cafeicultores para a promover o processo de exportação do produto

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    R - E - RAQUEL TERESINHA NEUBURGER.pdf (804.4Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Neuburger, Raquel Teresinha
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar e promover ações e métodos para proporcionar a internacionalização do produto café arábica no mercado internacional, por meio do processo de exportação. Visando a criação de associações de pequenos cafeicultores, para impulsionar o poder de venda no mercado internacional. Conforme levantamento da Conab (Companhia de Abastecimento) em 2023 foi produzido 54,94 milhões de sacas do grão beneficiado, tornando o Brasil um dos maiores produtores de café, o qual produz com alto valor de qualidade, conforme os padrões e exigências do mercado internacional. Conforme contato com os pequenos produtores de café do estado do PR e MG, há um interesse em formar uma Associação para promover e facilitar a comercialização do produto via exportação, devido muitos agricultores não terem condições econômicas e quantidade suficiente para exportar. Muitos tem medo de exportar porque não têm o apoio e ajuda e também não entendem do processo de exportação. Contudo essa pesquisa reuniu e coletou informações quantitativas e qualitativas do mapeamento das regiões que cultivam o café, e identificou que o processo de exportação é viável economicamente e o vínculo via o associativismos traz vários benefícios tanto financeiro, econômico como social
     
    Abstract: The objective of this research was to evaluate and promote actions and methods to provide the internationalization of the Arabica coffee product in the international market, through the export process. Aiming at the creation of associations of small coffee growers, to boost the selling power in the international market. According to a survey by Conab (Supply Company), in 2023, 54.94 million bags of processed beans were produced, making Brazil one of the largest producers of coffee, which produces high quality value, according to the standards and requirements of the international market. According to contact with small coffee producers in the states of Paraná and Minas Gerais, there is an interest in forming an Association to promote and facilitate the commercialization of the product via export, because many farmers do not have the economic conditions and sufficient quantity to export. Many are afraid to export because they do not have support and help and also do not understand the export process. However, this research gathered and collected quantitative and qualitative information from mapping the regions that grow coffee, and identified that the export process is economically viable and the link via associations brings several benefits, both financial, economic and social
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98542
    Collections
    • MBA em gestão do agronegócio [291]

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