Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherBisquert i Pérez, Kylyan Marcpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSantos, Felipe Szymuda dospt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T17:08:02Z
dc.date.available2025-09-22T17:08:02Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98516
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Marília Andrade Torales Campospt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Kylyan Marc Bisquert i Pérezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/08/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Addressing the global climate crisis and its connection to agricultural practices that are harmful to ecosystems and have severe social impacts—driven by capitalism— Agroecology is presented as a transformative model capable of proposing alternatives to promote sustainable farming practices aligned with social justice and the need to establish balanced relationships between society and the biosphere. In this context, School Agroecology (Llerena & Espinet, 2017), grounded in Critical Environmental Education, seeks to integrate sustainability principles into the daily life of schools, preparing the community for transformative action. This research thus analyzes the pedagogical use of school gardens to understand teachers’ perceptions—participants in Curitiba-PR’s "Linhas do Conhecimento" (Knowledge Lines Program, PLC)— regarding the gardens’ potential to foster socio-environmental awareness. To this end, qualitative methods were employed, including semi-structured interviews and an analysis of the program’s guiding documents, as a means to highlight the role of gardens in education about sustainable agriculture, climate impacts, and changes in eating habits. The results were analyzed through the lens of the three dimensions of School Agroecology (scientific, technological, and social) and reveal a critical and transformative perspective present in the guiding documents, along with a personal connection of the teachers to the garden practice. Teachers seek to use this space to discuss and contextualize various socio-environmental issues within the three dimensions. On the other hand, conceptual, scientific, and social gaps were identified in the interviews, which most often reflect a concern with individual behavioral changes, rather than a systemic critique of the contemporary crisis. In addition, technical challenges in maintaining the gardens were identified, such as lack of materials, technical and training support, and excessive workload on teachers. It is concluded that the PLC program could act more effectively in the theoretical training of teachers and in the continuous monitoring of school practices so that these activities fully reflect the transformative guidelines proposed in its documentspt_BR
dc.description.abstractResumo: Abordando a crise climática global e sua ligação com práticas agrícolas nocivas aos ecossistemas e de severo impacto social impulsionadas pelo capitalismo, apresenta se a Agroecologia como um modelo transformador, capaz de apontar alternativas para promover práticas agrícolas sustentáveis e alinhadas com a justiça social e a necessidade de estabelecer relações de equilíbrio entre a sociedade e a biosfera. Nesse contexto, a Agroecologia Escolar (Llerena e Espinet, 2017), fundamentada na Educação Ambiental Crítica, busca integrar os princípios de sustentabilidade no cotidiano das escolas, preparando a comunidade para ações transformadoras. Assim, esta pesquisa analisa uso pedagógico das hortas escolares, para entender a percepção dos professores, participantes do programa "Linhas do Conhecimento" (PLC) de Curitiba-PR, de seu potencial em promover a conscientização socioambiental. Para tal, usa-se métodos qualitativos, incluindo entrevistas semiestruturadas e análise dos documentos orientadores do programa, como forma de destacar o papel das hortas na educação sobre agricultura sustentável, impactos climáticos e mudanças de hábitos alimentares. Os resultados foram analisados sob a perspectiva das três dimensões da Agroecologia Escolar (científica, tecnológica e social) e demonstram uma perspectiva crítica e transformadora dos documentos norteadores e uma ligação pessoal dos docentes pela prática da horta, buscando se utilizar do espaço para discutir e contextualizar diferentes problemas socioambientais dentro das três perspectivas. Por outro lado, foram identificadas lacunas conceituais, científicas e sociais através das entrevistas que indicam na maior parte das vezes uma preocupação com mudanças individuais de comportamento, e não abrangem uma crítica sistêmica da crise contemporânea. Além disso foram constatados obstáculos técnicos no cultivo das hortas, tais como a falta de materiais, auxílio técnico e formativo e sobrecarga de trabalho sobre os docentes. Conclui-se que o programa PLC poderia atuar de forma mais efetiva na formação teórica dos professores e no acompanhamento constante do trabalho nas escolas, para que a prática reflita plenamente as diretrizes transformadoras propostas em seus documentospt_BR
dc.description.abstractAbstract:pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Escolaspt_BR
dc.subjectAgricultura - Estudo e ensino - Paranápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs hortas nas escolas da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba : análise das práticas pedagógicas relacionadas com a educação ambientalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples