As hortas nas escolas da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba : análise das práticas pedagógicas relacionadas com a educação ambiental
Resumo
Resumo: Abordando a crise climática global e sua ligação com práticas agrícolas nocivas aos ecossistemas e de severo impacto social impulsionadas pelo capitalismo, apresenta se a Agroecologia como um modelo transformador, capaz de apontar alternativas para promover práticas agrícolas sustentáveis e alinhadas com a justiça social e a necessidade de estabelecer relações de equilíbrio entre a sociedade e a biosfera. Nesse contexto, a Agroecologia Escolar (Llerena e Espinet, 2017), fundamentada na Educação Ambiental Crítica, busca integrar os princípios de sustentabilidade no cotidiano das escolas, preparando a comunidade para ações transformadoras. Assim, esta pesquisa analisa uso pedagógico das hortas escolares, para entender a percepção dos professores, participantes do programa "Linhas do Conhecimento" (PLC) de Curitiba-PR, de seu potencial em promover a conscientização socioambiental. Para tal, usa-se métodos qualitativos, incluindo entrevistas semiestruturadas e análise dos documentos orientadores do programa, como forma de destacar o papel das hortas na educação sobre agricultura sustentável, impactos climáticos e mudanças de hábitos alimentares. Os resultados foram analisados sob a perspectiva das três dimensões da Agroecologia Escolar (científica, tecnológica e social) e demonstram uma perspectiva crítica e transformadora dos documentos norteadores e uma ligação pessoal dos docentes pela prática da horta, buscando se utilizar do espaço para discutir e contextualizar diferentes problemas socioambientais dentro das três perspectivas. Por outro lado, foram identificadas lacunas conceituais, científicas e sociais através das entrevistas que indicam na maior parte das vezes uma preocupação com mudanças individuais de comportamento, e não abrangem uma crítica sistêmica da crise contemporânea. Além disso foram constatados obstáculos técnicos no cultivo das hortas, tais como a falta de materiais, auxílio técnico e formativo e sobrecarga de trabalho sobre os docentes. Conclui-se que o programa PLC poderia atuar de forma mais efetiva na formação teórica dos professores e no acompanhamento constante do trabalho nas escolas, para que a prática reflita plenamente as diretrizes transformadoras propostas em seus documentos Abstract:
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