Mobilizando e identificando registros de representação semióticas em atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo : Considerando a relevância dos primeiros anos escolares quanto ao processo de alfabetização Matemática, torna-se necessária a busca por alternativas metodológicas que se pautam em cenários investigativos em detrimento de aulas embasadas no desenvolvimento de exercícios pragmáticos nesse nível de ensino. Isso porque atividades investigativas tendem a contribuir com o desenvolvimento do pensamento matemático e fundamentar o processo de aprendizagem da Matemática, na medida em que possibilitam que os estudantes disponham de diferentes representações Matemáticas para tratar de problemáticas, com referência tanto na Matemática quanto em outras áreas de conhecimento, por meio de procedimentos de problematização e investigação. De acordo com Raymond Duval, a coordenação entre dois ou mais registros de representação semióticas dão indícios sobre a aprendizagem do sujeito. Nesse sentido, a pesquisa, ora apresentada, tem por objetivo analisar que representações Matemáticas são desenvolvidas em atividades de Modelagem Matemática por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, esse estudo assume uma abordagem metodológica qualitativa, pois os dados serão construídos, coletados e analisados com foco no processo e não o resultado final da investigação. Para tanto, desenvolvemos atividades de Modelagem Matemática com uma turma de estudantes com idade entre oito e dez anos de uma escola pública do município de Mandaguari, no período contraturno, nas dependências da UFPR/JA e da escola em que os alunos estudavam. Os registros escritos dos estudantes, bem como os registros em áudio e em diário de campo constituíram o material analisado nessa pesquisa. As análises desenvolvidas evidenciaram que a natureza das atividades de Modelagem Matemática propiciou a emergência de registros de representação em outras linguagens que aquelas que normalmente aparecem nas aulas de Matemática, como a numérica, e fundamentaram discussões para além das matemáticas, nesse ambiente de aprendizagem. Os resultados das análises sobre as atividades desenvolvidas nessa investigação, mostraram que os registros numéricos e na língua natural emergem de forma espontânea para os estudantes, enquanto o registro geométrico, o registo numérico tabular e o geométrico emergem com a orientação docente Abstract : Considering the relevance of the early school years as for mathematical literacy, it becomes necessary the search for methodological alternatives, which take place in investigative backdrops to the detriment of classes based on the development of pragmatic exercises in this teaching level. That is because investigative activities tend to contribute to the development of the mathematical thinking and subsidize the math learning process as they enable students to dispose of different mathematical representations to deal with different issues. According to Raymond Duval, the coordenation between two or more registers of representation establish clues about the subject’s learning. Furthermore, the research now presented objectifies to investigate those mathematical representations emerge from development of mathematical modeling activities by elementary school students. In this perspective, this study assumes a qualitative methodological approach, because the data will be constructed, collected and analyzed focusing on the process and not in the investigation’s final results. To this end, we developed Mathematical Modeling activities with a group of students aged between eight and ten years old from a public school in the city of Mandaguari, without contract period, in the facilities of UFPR / JA and the school where the students studied. The registers written by the students, as well as the audio and field diary registers, will constitute the analyzed material in this research. The analyzes involved showed that the nature of mathematical modeling activities led of representations in other languages than those that normally appear in mathematics classes, such as numeric, and based discussions beyond mathematics in this learning environment. The results of the analysis of the activities developed in this investigation showed that the numerical and natural languague registers emerge spontaneously for the students, while the geometrical register, the tabular and the geometric registers emerge from the teacher’s guidance
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