Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo tecer compreensões sobre a formação, atuação de professores e a institucionalização do primeiro curso superior de formação de professores de matemática, criado em 1960, no âmbito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul (RS). Para a concretização desta proposta foram realizadas entrevistas com professores de matemática, que estiveram envolvidos no movimento de articulação profissional em busca de um espaço formal de formação de professores. A partir dessas entrevistas, intencionou-se compor narrativas sobre a criação do primeiro curso de formação de professores de matemática de Pelotas-RS. Da produção dessas narrativas, destacamos: a existência de dois grupos de articulação profissional, a Associação Sul Rio-Grandense de Professores (AsR p) e o Centro de Estudos Matemáticos (CEM), que se constituíram importantes espaços de formação e discussão para o professorado pelotense, a partir da década de 1930; além das lutas de duas professoras normalistas que sofreram preconceito ao ingressarem em um curso de Licenciatura em Matemática, e de um professor, que mesmo situado no interior do Rio Grande do Sul, em meados de 1957, publica um artigo na Revista da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), sobre suas considerações a respeito da matemática. Para a produção e a análise das fontes orais deste trabalho, foram mobilizados os parâmetros teórico-metodológicos da história oral (HO), tal qual vem sendo desenvolvido pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Abstract: This research aims to weave understandings about the formation, performance of teachers and the institutionalization of the first higher education course for mathematics teachers, created in 1960, within the scope of the Universidade Católica de Pelotas (UCPel), in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). In order to implement this proposal, interviews were carried out with mathematics teachers, who were involved in the professional articulation movement in search of a formal space for teacher training. From these interviews, it was intended to compose narratives about the creation of the first mathematics teacher training course in Pelotas (RS). From the production of these narratives, we highlight: the existence of two groups of professional articulation, the Associação Sul Rio-Grandense de Professores (ASRP) and the Centro de Estudos Matemáticos (CEM), which constituted important spaces for training and discussion for the teachers of Pelotas, from the 1930s; in addition to the struggles of two normalistas teachers who suffer prejudice when entering the degree course in Mathematics and a teacher, who, even located in the countryside of Rio Grande do Sul, in mid-1957, publishes an article in the Revista da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), on their considerations about mathematics. For the production and analysis of the oral sources of this work, the theoretical-methodological parameters of oral history (OH) were utilized, as they have been developed by the Group of Oral History and Mathematics Education (GHOEM).
Collections
- Teses [23]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais : em busca do brincar
Silva, Tamyris Caroline da, 1990- (2020)Resumo: O presente trabalho é relativo à uma investigação de natureza qualitativa sobre a percepção do brincar em aulas de Matemática de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participaram de um curso de ... -
Uma análise do pensamento egípcio nos problemas 24, 25, 26, 27 e 28 do papiro de Rhind, 2019
Dalarmi, Tatiana Tortato (2019)Resumo: Este trabalho apresenta a análise de alguns problemas de 'aha' quantidade encontrados no Papiro Rhind. Para isso situamos a época e as circunstâncias em que os problemas do Papiro Rhind foram escritos, considerando ... -
Uma professora, seus alunos e as representações do objeto matemático funções em aulas do ensino fundamental
Bassoi, Tânia Stella (2006)