Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFrick, Loriane Trombini, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorVieira, Mariane Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-08-19T21:21:15Z
dc.date.available2025-08-19T21:21:15Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98021
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Loriane Trombini Frickpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/06/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre o clima ético universitário e a saúde mental de estudantes universitários. O objetivo geral é analisar a relação entre o clima ético universitário e suas dimensões com a saúde mental, especificamente o bem estar e os indicadores de ansiedade e depressão no contexto acadêmico universitário. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, de caráter transversal, utilizando questionários aplicados online a 413 estudantes de uma universidade pública do Paraná. As análises estatísticas incluíram correlações e regressões para avaliar relações entre variáveis, bem como diferenças em subgrupos sociodemográficos. Os resultados indicam que dimensões como políticas de promoção do bem-estar, percepção de segurança, suporte social e acolhimento à diversidade estão positivamente associadas ao bem-estar e negativamente relacionadas à ansiedade e depressão. Além disso, estudantes de grupos historicamente marginalizados tendem a perceber o clima universitário de forma mais negativa, o que afeta sua saúde mental. A pesquisa contribui ao evidenciar que o fortalecimento do Clima ético universitário pode favorecer a saúde mental da comunidade acadêmica. Políticas institucionais comprometidas com a escuta, equidade, segurança e diversidade são apontadas como estratégias eficazes para promoção do bem-estar e prevenção do adoecimento psíquico no ambiente universitáriopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The relationship between institutional ethical climate and the mental health of university students was investigated. The general objective is to analyze the relationship between the institutional ethical climate and its dimensions with mental health, specifically well being and indicators of anxiety and depression in the academic context. The research adopts a quantitative, cross-sectional approach, using online questionnaires administered to 413 students from a public university in Paraná, Brazil. Statistical analyses included correlations and regressions to assess relationships between variables, as well as differences in sociodemographic subgroups. The results indicate that dimensions such as policies for promoting well-being, perception of safety, social support, and inclusion of diversity are positively associated with well-being and negatively related to anxiety and depression. Furthermore, students from historically marginalized groups tend to perceive the university climate more negatively, which affects their mental health. The study contributes by highlighting that strengthening the Institutional Ethical Climate can promote mental health within the academic community. Institutional policies committed to active listening, equity, safety, and diversity are identified as effective strategies for promoting well-being and preventing psychological distress in the university environmentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes universitarios - Saúdept_BR
dc.subjectEstudantes - Saúde mentalpt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Éticapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleClima universitário e saúde mental de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples