Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUrban, Ana Claudia, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorBento, Maycon Douglaspt_BR
dc.date.accessioned2025-08-12T14:21:01Z
dc.date.available2025-08-12T14:21:01Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97894
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Claudia Urbanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/12/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como objetivo a investigação a respeito do processo de Aprendizagem Histórica, bem como a formação de uma consciência histórica capaz de atribuir sentido aos processos temporais por meio de narrativa histórica, se apropriando das linguagens teatrais para este fim. Compreende-se este trabalho como qualitativo (Coimbra; Martins, 2014), analisado por meio do estudo de caso (Martins, 2004). O elemento teatral, entendido nesta dissertação como linguagem teatral, foi desenvolvido como elemento inerente ao ser humano, cuja ideia se ancora em Tomasello (2008) e a origem da comunicação humana, bem como as ideias de Boal (2012) e Amaral (1996) a respeito da teatralidade humana. A relação entre o teatro e a educação teve relevância neste trabalho, levando em consideração a historicidade desta relação (Courtney, 1980) e suas qualidades pedagógicas dentro do ambiente escolar (Arcoverde, 2008). O processo empírico buscou analisar o exercício teatral de estudantes do ensino médio, de faixa etária entre 14 e 17 anos, onde foram avaliados por meio de jogos teatrais (Spolin, 2007), se apropriando desta linguagem em formato narrativo como expressão da aprendizagem histórica (Rüsen, 2022), ancorado no processo teórico-metodológico da Aula Histórica (Schmidt, 2020). O recorte histórico do trabalho foi o período ditatorial, ocorrido no Brasil entre os anos de 1964 a 1985. Foi possível perceber, por meio dos resultados, a compreensão histórica dos estudantes, bem como o entendimento deste contexto no tempo presente, podendo, assim, projetar o futuro. Revelou-se, através das linguagens teatrais, a capacidade narrativa dos jovens estudantes, expressando, assim, a aprendizagem histórica a respeito do recorte histórico estudadopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this work was to investigate the process of Historical Learning, as well as the formation of a historical consciousness capable of attributing meaning to temporal processes through historical narrative, appropriating theatrical languages for this purpose. This is a qualitative study (Coimbra; Martins, 2014), analyzed through a case study (Martins, 2004). The theatrical element, understood in this dissertation as theatrical language, was developed as an element inherent to the human being, whose idea is anchored in Tomasello (2008) and the origin of human communication, as well as the ideas of Boal (2012) and Amaral (1996) regarding human theatricality. The relationship between theater and education was relevant to this work, taking into account the historicity of this relationship (Courtney, 1980) and its pedagogical qualities within the school environment (Arcoverde, 2008). The empirical process sought to analyze the theatrical exercise of high school students, aged between 14 and 17, where they were evaluated through theatrical games (Spolin, 2007), appropriating this language in narrative format as an expression of historical learning (Rüsen, 2022), anchored in the theoretical-methodological process of the Historical Classroom (Schmidt, 2020). The historical context of this work was the Brazilian military dictatorship, a period that lasted from 1964 to 1985. It was possible to see, through the results, the students' historical understanding, as well as the understanding of this context in the present time, thus being able to project the future. In other words, this work revealed students' narrative ability by expressing their historical learning about the studied time period through theatrical languagept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeatro - Educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro escolarpt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTeatro e consciência histórica : narrativas teatrais como expressão da aprendizagem históricapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples