dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Luiz Morais da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | pt_BR |
dc.creator | Lima, Fernanda Soares de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T16:32:07Z | |
dc.date.available | 2025-08-06T16:32:07Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97802 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Morais da Silva | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de intervenção voltada para a sustentabilidade e a educação ambiental no espaço escolar. Por intermédio de entrevistas com professores atuantes na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais, foi possível identificar a necessidade de um espaço estruturado que possibilite práticas educacionais sustentáveis, como cultivo, reaproveitamento de recicláveis trazendo maior conscientização sobre o consumo responsável dos recursos naturais de forma que se torne a praxe deste ambiente que envolve o espaço escolar. Para isso foram escolhidos espaços que atualmente são subutilizados que contém a presença de árvores e gramados, para a transformação neste ambiente educativo e sustentável. Nesta intervenção são necessários o envolvimento e a participação ativa da comunidade escolar, incluindo profissionais da escola, profissionais da área ambiental, alunos, familiares, para organização e conservação do espaço. Esta intervenção promove práticas sustentáveis no cotidiano escolar, vivências de aprendizagem que favorecem a cooperação, interação, o desenvolvimento cognitivo, emocional e socioambiental. Contribuindo para a formação de cidadãos críticos, com voz ativa e preparados para transformar o meio em que vivem através das práticas sustentáveis | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The objective of this work is to develop an intervention proposal focused on sustainability and environmental education in schools. Through interviews with teachers working in early childhood education and elementary school, it was possible to identify the need for a structured space that allows for sustainable educational practices, such as cultivation, reuse of recyclable materials, and raising awareness about the responsible consumption of natural resources so that it becomes the norm in this environment that surrounds the school space. To this end, spaces that are currently underutilized and contain trees and lawns were chosen for transformation into this educational and sustainable environment. This intervention requires the involvement and active participation of the school community, including school professionals, environmental professionals, students, and family members, to organize and maintain the space. This intervention promotes sustainable practices in the school routine, learning experiences that favor cooperation, interaction, and cognitive, emotional, and socio-environmental development. Contributing to the formation of critical citizens, with an active voice and prepared to transform the environment in which they live through sustainable practices | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Estudos de intervenção | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade e meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade na escola : intervenções ma gestão para o bem-estar social e ambiental em uma escola pública do município de Colombo - Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |