• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em gestão estratégica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sustentabilidade na escola : intervenções ma gestão para o bem-estar social e ambiental em uma escola pública do município de Colombo - Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FERNANDA SOARES DE LIMA.pdf (3.157Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Lima, Fernanda Soares de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de intervenção voltada para a sustentabilidade e a educação ambiental no espaço escolar. Por intermédio de entrevistas com professores atuantes na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais, foi possível identificar a necessidade de um espaço estruturado que possibilite práticas educacionais sustentáveis, como cultivo, reaproveitamento de recicláveis trazendo maior conscientização sobre o consumo responsável dos recursos naturais de forma que se torne a praxe deste ambiente que envolve o espaço escolar. Para isso foram escolhidos espaços que atualmente são subutilizados que contém a presença de árvores e gramados, para a transformação neste ambiente educativo e sustentável. Nesta intervenção são necessários o envolvimento e a participação ativa da comunidade escolar, incluindo profissionais da escola, profissionais da área ambiental, alunos, familiares, para organização e conservação do espaço. Esta intervenção promove práticas sustentáveis no cotidiano escolar, vivências de aprendizagem que favorecem a cooperação, interação, o desenvolvimento cognitivo, emocional e socioambiental. Contribuindo para a formação de cidadãos críticos, com voz ativa e preparados para transformar o meio em que vivem através das práticas sustentáveis
     
    Abstract: The objective of this work is to develop an intervention proposal focused on sustainability and environmental education in schools. Through interviews with teachers working in early childhood education and elementary school, it was possible to identify the need for a structured space that allows for sustainable educational practices, such as cultivation, reuse of recyclable materials, and raising awareness about the responsible consumption of natural resources so that it becomes the norm in this environment that surrounds the school space. To this end, spaces that are currently underutilized and contain trees and lawns were chosen for transformation into this educational and sustainable environment. This intervention requires the involvement and active participation of the school community, including school professionals, environmental professionals, students, and family members, to organize and maintain the space. This intervention promotes sustainable practices in the school routine, learning experiences that favor cooperation, interaction, and cognitive, emotional, and socio-environmental development. Contributing to the formation of critical citizens, with an active voice and prepared to transform the environment in which they live through sustainable practices
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97802
    Collections
    • MBA em gestão estratégica [358]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV