Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGeber, Cláudia Osnapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.creatorMaftum, Marina Jorgept_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T15:29:04Z
dc.date.available2025-08-06T15:29:04Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97795
dc.descriptionOrientadora: Profa. Ma. Cláudia Osnapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O mercado de nutracêuticos vem apresentando crescimento em escala global acompanhado de mudanças no comportamento alimentar da população e maiores preocupações com a saúde e bem-estar. Este trabalho tem por objetivo analisar o perfil do consumidor de nutracêuticos em Curitiba e região metropolitana no Paraná. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey, com dados coletados entre 14 de novembro a 18 de dezembro de 2024, por um questionário on-line. Os participantes foram 150 pessoas do sexo masculino e feminino com idade a partir de 18 anos. Resultados: 92 (61,3%) respondentes são mulheres, 96 (64,0%) possuem idade entre 30 e 49 anos e 52 (34,6%) têm renda entre quatro e sete salários mínimos. Sobre os aspectos clínicos, 103 (64,7%) não possuem diagnóstico médico e a maior frequência de uso, 118 (54,1%), possui origem de demanda na prescrição por profissionais de saúde. 47 (31,3%) consumidores fazem o uso de nutracêuticos de 1 a 2 anos e o tipo mais utilizado, com 249 (50,5%) respostas, são vitaminas. A pandemia de Covid-19 não influenciou a decisão de consumo com 111 (74,0%) respostas. Dos 147 (98%) consumidores que compram nutracêuticos, 49 (32,6%) possuem frequência de compra de uma vez ao mês e 66 (44%) gastam acima de R$121,00. Para 105 (46,8%), as compras são feitas em farmácias físicas. Com um maior crescimento de mercado nos últimos anos, é relevante que empresas do setor assegurem que o consumidor esteja bem informado, compreenda as vantagens e a forma correta de utilização, para que seus benefícios sejam percebidospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPromoção da saude - Marketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor - Estudo de casospt_BR
dc.subjectAlimentos funcionaispt_BR
dc.titlePerfil do consumidor de nutracêuticos em Curitiba e região metropolitana do estado do Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples