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dc.contributor.advisorBoehs, Samantha de Toledo Martins, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.creatorEnes, Alan Palúpt_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T14:36:03Z
dc.date.available2025-08-06T14:36:03Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97789
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Samantha de Toledo Martins Boehspt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O controle do turnover e do absenteísmo, principalmente no período pós pandemia, passaram a ser um grande desafio para as empresas. O mercado de Telecom vem também sendo diretamente impactado pelo aumento das taxas de turnover. O presente estudo teve como objetivo mapear quais os principais fatores que levam a saída dos profissionais do setor comercial de uma empresa da área de telefonia. Para atingir o objetivo do estudo foi realizada uma pesquisa quantitativa com colaboradores que deixaram a empresa. Os resultados apontaram que os principais motivos que levaram ao desligamento foram, desejo de mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, oportunidade de um novo emprego com melhor remuneração, seguido por problemas com a gestão e liderança. A situação econômica favorável do país, o alto índice de empregabilidade e a exigência cada vez menor de escolaridade são fatores que também tem favorecido para o aumento da rotatividadept_BR
dc.description.abstractAbstract: Controlling turnover and absenteeism, especially in the post-pandemic period, has become a major challenge for companies. The Telecom market has also been directly impacted by the increase in turnover rates. This study aimed to map the main factors that lead to the departure of professionals from the sales departamento f a company in the telephony sector. To achieve the objective of the study, a quantitative survey was conducted with employees who left the company. The results showed that the main reasons for leaving were the desire for a better balance between personal and professional life, the opportunity for a new job with better pay, followed by problems with management and leadership. The country’s favorable economic situation, the high employability rate, and the increasingly lower educational requirements are factors that have also favored the increase in turnoverpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTelecomunicaçoes - Empresas - Marketingpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectRotatividade de pessoalpt_BR
dc.titleFatores que levam ao desligamento dos profissionais da área comercial de uma empresa de telefoniapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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