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dc.contributorSampaio, Marina Ferrazpt_BR
dc.contributor.advisorAlle, Lupe Furtadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorCampanário, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-28T21:03:37Z
dc.date.available2025-07-28T21:03:37Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97615
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Lupe Furtado Allept_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A crescente complexidade dos problemas contemporâneos e a alta densidade de conceitos abstratos e complexos na Genética evidenciam a necessidade de estratégias de ensino para além do ensino tradicional positivo-mecanicista. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o Vacas Sobreviventes, um jogo didático modular sobre genética quantitativa, bem como os desdobramentos de sua implementação em aulas virtuais e presenciais frente às especificidades do período pandêmico da COVID-19. É também proposto o Mutações ao Alvo, jogo didático sobre oncogenética que dá continuidade à narrativa do Vacas Sobreviventes. Após ser confeccionado, o Vacas Sobreviventes foi jogado em turmas de Ensino Médio e Ensino Superior da educação pública brasileira. Para subsidiar a análise do jogo enquanto recurso pedagógico eficiente para o ensino de genética, foram aplicados questionários de percepção antes e após a aplicação do jogo, e a partir das respostas, foi feita a análise de conteúdo categorial temática (ACC temática) e lexical (ACC lexical) das respostas sob duas dimensões de análise: a sistemicidade do jogo e a influência do lúdico no ensino de Genética Quantitativa. Os resultados evidenciaram o potencial de síntese do Vacas Sobreviventes para conteúdos da Genética para além da Genética Quantitativa, como Genética Mendeliana, Mutações e Evolução. Além disso, por se basear explicitamente em um fenótipo complexo, o jogo apresenta forte potencial de modulação e adaptação por parte da(o) docente, o que aprimora a aproximação da aula de Genética à realidade de cada escola. A implementação do jogo foi capaz de aumentar o entendimento sistêmico dos conceitos genéticos básicos (p = 0,02) pelos(as) participantes e aspectos da ludicidade foram presentes nas avaliações do Vacas Sobreviventes, como divertimento e competitividade. Ambos os jogos desenvolvidos no trabalho são apresentados em forma de recurso educacional aberto para docentespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleVacas sobreviventes e mutações ao alvo : jogos didáticos para o ensino sistêmico de genéticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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