Mostrar registro simples

dc.contributorPaz, Andre Luis de Melopt_BR
dc.contributor.advisorRandi, Marco Antonio Ferreira, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorFerreira, Lucas Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-28T21:01:47Z
dc.date.available2025-07-28T21:01:47Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97613
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Antonio Ferreira Randipt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O ensino de doenças infecciosas no ensino médio, assim como o de ciências em geral, reproduz uma forma de ensino tradicional que ignora fatores sociais e ambientais na abordagem do tema. O cuidado em considerar tais fatores contribui para um aprendizado mais significativo, ainda mais em tempos de pandemia. No presente trabalho buscou-se o desenvolvimento de um jogo didático que visa à Alfabetização Científica (AC) através da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), para que a abordagem de doenças infecciosas possa oferecer uma contextualização que aproxime o aluno do conteúdo. A aplicação do jogo didático, um livro-jogo, foi analisada através da observação de fenômenos descritos por Vygotsky e também de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) nos educandos, organizados em grupos. Os resultados revelaram interações sociais construtivas para o aprendizado e compreensão das relações CTS nas falas dos alunos. Assim, o material educativo criado pelos autores foi bem sucedido em estimular a AC nos educandos, sendo um livro-jogo que contribui para a formação cidadãpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDoenças transmissíveispt_BR
dc.subjectJogos no ensino de biologiapt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.titleUso de livro-jogo no ensino de patologias no ensino médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples