dc.contributor | Paz, Andre Luis de Melo | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Lucas Eduardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T21:01:47Z | |
dc.date.available | 2025-07-28T21:01:47Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97613 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Ferreira Randi | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O ensino de doenças infecciosas no ensino médio, assim como o de ciências em geral, reproduz uma forma de ensino tradicional que ignora fatores sociais e ambientais na abordagem do tema. O cuidado em considerar tais fatores contribui para um aprendizado mais significativo, ainda mais em tempos de pandemia. No presente trabalho buscou-se o desenvolvimento de um jogo didático que visa à Alfabetização Científica (AC) através da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), para que a abordagem de doenças infecciosas possa oferecer uma contextualização que aproxime o aluno do conteúdo. A aplicação do jogo didático, um livro-jogo, foi analisada através da observação de fenômenos descritos por Vygotsky e também de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) nos educandos, organizados em grupos. Os resultados revelaram interações sociais construtivas para o aprendizado e compreensão das relações CTS nas falas dos alunos. Assim, o material educativo criado pelos autores foi bem sucedido em estimular a AC nos educandos, sendo um livro-jogo que contribui para a formação cidadã | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Doenças transmissíveis | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Uso de livro-jogo no ensino de patologias no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |