dc.contributor | Souza, Thais de | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Lorenzetti, Leonir, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Canabarro, Fernanda Carneiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T19:58:58Z | |
dc.date.available | 2025-07-11T19:58:58Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97347 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho busca analisar quais foram as atividades pedagógicas desenvolvidas por professores de Ciências/Biologia durante a suspensão das aulas presenciais ocasionado pela pandemia de COVID-19. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 4 professores de escolas públicas paranaenses que lecionam para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram mapeadas as atividades desenvolvidas pelos docentes e também as estratégias da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná (SEED/PR) para o enfrentamento da pandemia em escolas públicas. Os dados levantados evidenciaram que em 2020 o aprendizado das disciplinas de Ciências/Biologia foi prejudicado em função da não obrigatoriedade das aulas síncronas, e que em 2021, a partir da obrigatoriedade a adesão dos estudantes aumentou, porém, ainda com menos da metade dos alunos, o que se deu principalmente em função da falta de recursos tecnológicos. Apesar dos esforços da SEED/PR para não deixar os estudantes desamparados, fornecendo aulas online e materiais aos professores, o aprendizado em 2021 foi considerado defasado | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 (doença) | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Percepções pedagógicas e o ensino de Ciências/Biologia durante a pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |