Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVaz, Adriana, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorGirotto, Wendy Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-02T15:47:11Z
dc.date.available2025-07-02T15:47:11Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97166
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Adriana Vazpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a criação e manutenção da disciplina de sociologia no currículo do ensino secundário do Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju SE. A pesquisa se concentra no período de 1892, quando a sociologia foi incorporada aos programas da escola, até 1926, ano em que, em razão da Reforma Rocha Vaz, foi realizado o concurso para a cadeira de sociologia na instituição. A pesquisa contou com análise de fontes da escola, bem como de documentos oficiais e legislativos, federais e do Estado de Sergipe, onde buscamos compreender os fatores sociopolíticos que influenciaram a criação, manutenção e intermitência da disciplina de sociologia no curso do ensino secundário do Atheneu Sergipense. Também buscamos localizar os professores e conteúdos vinculados à sociologia na instituição. Para a análise, adotamos como base teórica as contribuições de Ivor Goodson (1997; 2012) e sua História Social do Currículo, em conjunto com a História das Disciplinas Escolares, de André Chervel (1990)pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to investigate the creation and maintenance of the sociology discipline in the secondary school curriculum at Atheneu Sergipense, located in Aracaju-SE. The research focuses on the period from 1892, when sociology was incorporated into the school's programs, to 1926, when, due to the Rocha Vaz Reform, a competitive exam for the sociology position was held at the institution. The research involved analyzing sources from the school, as well as official and legislative documents, both federal and from the state of Sergipe, to understand the sociopolitical factors that influenced the creation, maintenance, and intermittence of sociology in the secondary education at Atheneu Sergipense. We also sought to identify the teachers and content associated with sociology at the institution. For the analysis, we used the theoretical contributions of Ivor Goodson (1997; 2012) and his Social History of the Curriculum, in conjunction with the History of School Subjects by André Chervel (1990)pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSociologia - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectEducação - História - Brasilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA sociologia no currículo do Atheneu Sergipense (1892-1926) : tornando-se uma disciplina escolarpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples