Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Ricardo João Sonoda, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSiqueira, Rafael Luis Legarrea dept_BR
dc.date.accessioned2025-07-02T13:51:59Z
dc.date.available2025-07-02T13:51:59Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97155
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo João Sonoda-Nunespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O esporte, patrimônio histórico da humanidade, pode estar presente no cotidiano infantil, desde as práticas educativas escolares até em momentos de lazer, ao tornar se perceptível em gestos e movimentos corporais, em símbolos, nos diálogos, entre outros fatores integrantes de nossa cultura. A presente pesquisa se concentrou no ambiente escolar, contexto em que o esporte se configura também como abordagem pedagógica e prática de movimento, na utilização de jogos e brincadeiras, ferramentas educacionais para a realização do trabalho pedagógico com o esporte, enquanto alternativa de vivências corporais para a criança. Ao considerar esse cenário, teve-se como objetivo geral, analisar como as crianças, vinculadas aos anos iniciais do ensino fundamental, compreendem o esporte em jogos e brincadeiras com o corpo em movimento. O grupo estudado foi selecionado de forma intencional devido ao acesso às práticas educativas de uma escola privada no município de Colombo/PR. Em relação aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com a utilização da técnica de observação participante, que envolveu o registro de gestos e movimentos das crianças nas atividades propostas, bem como suas narrativas, percepções e reflexões, como produção de dados dessa pesquisa. Em tais intervenções pedagógicas, identificou-se o uso de uma linguagem por parte delas. O esporte como forma de linguagem. Gestos, movimentos e expressividade, constituído de elementos, códigos e símbolos. Uma forma de comunicação que se pode dizer, universal. O universo do esporte e suas linguagenspt_BR
dc.description.abstractAbstract: Sport, a historical heritage of humanity, can be present in children's daily lives, from educational practices in schools to leisure moments, becoming perceptible in gestures and bodily movements, in symbols, in dialogues, among other factors that are integral to our culture. The present research focused on the school environment, a context in which sport also constitutes a pedagogical approach and movement practice, using games and play, educational tools for conducting pedagogical work with sport, as an alternative for bodily experiences for children. Considering this scenario, the general objective was to analyze how children, linked to the initial years of elementary education, understand sport in games and play with their bodies in motion. The studied group was intentionally selected due to access to the educational practices of a private school in the municipality of Colombo/PR. Regarding the methodological procedures, it was a qualitative research of an ethnographic nature, with the use of the participant observation technique, which involved the recording of gestures and movements of the children in the proposed activities, as well as their narratives, perceptions and reflections, as the production of data from this research. In such pedagogical interventions, the use of a language by them was identified. Sport as a form of language. Gestures, movements and expressiveness, consisting of elements, codes and symbols. A form of communication that can be said to be universal. The universe of sport and its languagespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos escolarespt_BR
dc.subjectEsportes escolarespt_BR
dc.subjectEsportes para criançaspt_BR
dc.subjectEducação pelo movimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCorpo em movimento : a compreensão da criança sobre o esporte em jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples