dc.contributor | Reiter, Gabriel Amarildo Krüger | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Santos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, Alice Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T21:32:31Z | |
dc.date.available | 2025-07-01T21:32:31Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97140 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Dayana Brunetto Carlin dos Santos | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A partir do século XIX, o termo "sexualidade" foi empregado para descrever conhecimentos sobre práticas sexuais e seus significados, os quais foram construídos culturalmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "a sexualidade é um aspecto fundamental do ser humano ao longo da vida", ou seja, é inerente a todas as pessoas, incluindo as com deficiências. Dado seu caráter essencial, o ensino da sexualidade por meio da educação sexual é de grande importância. A educação sexual tem se mostrado um desafio significativo no cotidiano dos/das professores/professoras, e, apesar dos avanços ao longo dos anos, ainda há uma carência de capacitação nessa área. O mesmo ocorre com a educação inclusiva, na qual os/as educadores/educadoras não estão adequadamente preparados/preparadas para lidar e integrar alunos/alunas com diversas deficiências. Quando essas duas áreas se combinam, a situação se agrava ainda mais. Portanto, torna-se imprescindível investigar as condutas desses/dessas professores/professoras diante dessas situações, uma vez que muitas vezes tais profissionais carecem de capacitação e também não estão imunes a visões estigmatizadas sobre esses temas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Sexo | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Contribuições para uma visão anticapacitista da sexualidade na escola | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |