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dc.contributorFreitas, Patricia Lawane dept_BR
dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorCruz, Bruna Terezinha Magnabosco Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T14:50:57Z
dc.date.available2025-06-27T14:50:57Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97089
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A utilização de filmes em sala de aula pode desempenhar um papel significativo na promoção de processos de ensino e aprendizagem uma vez que permite o envolvimento estimulante, rico e visual com problemáticas contemporâneas. Nesse contexto, ao assistir filmes de diferentes abordagens socioambientais, vinculados com a produção de sentidos e significação de conceitos, pode-se oportunizar uma compreensão aprofundada da Educação Ambiental (EA) e das consequências de suas ações. Além disso, ao utilizar a EA Crítica (EAC) não apenas se enriquece o aprendizado, mas também se contribui à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do planeta. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa reside em analisar o potencial didático do filme ‘Rio 2’ e sua relevância como ferramenta de ensino da EAC. Para isso, será utilizada a Análise de Discurso Francesa (ADF) como referencial teórico, metodológico e analítico, aplicada a fragmentos fílmicos selecionados, considerando conceitos como o discurso, as formações imaginárias e a ideologia. Assim, o filme será examinado em seu potencial como materialidade educacional no estudo da EAC ao discutir a exploração e extinção de animais silvestres, e a conservação da flora Amazônica. Os resultados indicam que as cenas do filme 'Rio 2' mostram uma rede complexa de tópicos relacionados à EAC, e destacam a influência das narrativas cinematográficas na conscientização ambiental. As interpretações das cenas são moldadas por ideologias preexistentes que afetam nossa percepção de mundo. Essas narrativas podem influenciar a maneira como vemos e nos relacionamos com o meio ambiente, tornando-as valiosas em contextos educacionais. Logo, o trabalho conclui que a mídia cinematográfica pode ser uma materialidade discursiva e pedagógica eficaz para sensibilizar o público sobre questões socioambientaispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleAnálise do filme ‘Rio 2’ como materialidade discursiva e pedagógica para a Educação Ambiental Críticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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