dc.contributor | Freitas, Patricia Lawane de | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Cruz, Bruna Terezinha Magnabosco Ferreira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T14:50:57Z | |
dc.date.available | 2025-06-27T14:50:57Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97089 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A utilização de filmes em sala de aula pode desempenhar um papel significativo na promoção de processos de ensino e aprendizagem uma vez que permite o envolvimento estimulante, rico e visual com problemáticas contemporâneas. Nesse contexto, ao assistir filmes de diferentes abordagens socioambientais, vinculados com a produção de sentidos e significação de conceitos, pode-se oportunizar uma compreensão aprofundada da Educação Ambiental (EA) e das consequências de suas ações. Além disso, ao utilizar a EA Crítica (EAC) não apenas se enriquece o aprendizado, mas também se contribui à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do planeta. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa reside em analisar o potencial didático do filme ‘Rio 2’ e sua relevância como ferramenta de ensino da EAC. Para isso, será utilizada a Análise de Discurso Francesa (ADF) como referencial teórico, metodológico e analítico, aplicada a fragmentos fílmicos selecionados, considerando conceitos como o discurso, as formações imaginárias e a ideologia. Assim, o filme será examinado em seu potencial como materialidade educacional no estudo da EAC ao discutir a exploração e extinção de animais silvestres, e a conservação da flora Amazônica. Os resultados indicam que as cenas do filme 'Rio 2' mostram uma rede complexa de tópicos relacionados à EAC, e destacam a influência das narrativas cinematográficas na conscientização ambiental. As interpretações das cenas são moldadas por ideologias preexistentes que afetam nossa percepção de mundo. Essas narrativas podem influenciar a maneira como vemos e nos relacionamos com o meio ambiente, tornando-as valiosas em contextos educacionais. Logo, o trabalho conclui que a mídia cinematográfica pode ser uma materialidade discursiva e pedagógica eficaz para sensibilizar o público sobre questões socioambientais | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Animação (Cinematografia) | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Análise do filme ‘Rio 2’ como materialidade discursiva e pedagógica para a Educação Ambiental Crítica | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |