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dc.contributorFerreira, Eduardo da Costapt_BR
dc.contributor.advisorPassos, Fernando de Camargo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherTorres-Martínez, María Martha, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorOliveira, Beatriz Benicia Duarte dept_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T20:57:54Z
dc.date.available2025-05-20T20:57:54Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96621
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fernando C. Passospt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. María M. Torres Martínezpt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A Mata das Araucária (MDA) é uma formação florestal integrada à Mata Atlântica, é rica em biodiversidade e abriga um alto número de espécies endêmicas. A MDA sofre com pressões antrópicas provenientes do desenvolvimento urbano e industrial, como a caça ilegal, desmatamento e atropelamentos. Essas pressões reduziram o tamanho populacional de várias espécies, algumas a nível de extinção, e transformou a floresta em paisagens fragmentadas. Tais modificações demandam a articulação das esferas sociais para a constituição de uma visão abrangente sobre o meio ambiente. Nesse contexto, o presente trabalho recorreu à educação ambiental (EA) para elencar tal problemática no ensino fundamental, buscando tecer com os alunos novas noções sobre a natureza e suas imbricações com as ações antrópicas. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática fundamentada nos 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, implementada na modalidade ativa de ensino por estações, no Colégio Estadual Ângelo Volpato - Integral EF M, aos 6º e 7º anos. Concomitantemente, foi redigido um Ebook contemplando a mastofauna da MDA como recurso didático; disponibilizada à escola e aos alunos de forma virtual. A sequência sucedeu pela rotação dos alunos nas estações, espaço de representação dos grupos animais viventes na MDA. Nelas, os alunos foram convidados a argumentarem sobre seus respectivos desafios ambientais, refletirem sobre impactos ao ambiente e articularem suas consequências. Foi observado que os alunos apresentaram grande interesse no que foi proposto e trouxeram relatos valiosos envolvendo a biodiversidade da MDA. Também construíram noções e comportamentos críticos frente às problemáticas ambientais discutidaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAraucaria angustifólia - Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBiodiversidade - Brasilpt_BR
dc.titleGuia da diversidade da mastofauna da mata das araucárias, Paraná, Brasilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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