dc.contributor | Ferreira, Eduardo da Costa | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Passos, Fernando de Camargo, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Torres-Martínez, María Martha, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Beatriz Benicia Duarte de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T20:57:54Z | |
dc.date.available | 2025-05-20T20:57:54Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96621 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fernando C. Passos | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Profa. Dra. María M. Torres Martínez | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A Mata das Araucária (MDA) é uma formação florestal integrada à Mata Atlântica, é rica em biodiversidade e abriga um alto número de espécies endêmicas. A MDA sofre com pressões antrópicas provenientes do desenvolvimento urbano e industrial, como a caça ilegal, desmatamento e atropelamentos. Essas pressões reduziram o tamanho populacional de várias espécies, algumas a nível de extinção, e transformou a floresta em paisagens fragmentadas. Tais modificações demandam a articulação das esferas sociais para a constituição de uma visão abrangente sobre o meio ambiente. Nesse contexto, o presente trabalho recorreu à educação ambiental (EA) para elencar tal problemática no ensino fundamental, buscando tecer com os alunos novas noções sobre a natureza e suas imbricações com as ações antrópicas. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática fundamentada nos 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, implementada na modalidade ativa de ensino por estações, no Colégio Estadual Ângelo Volpato - Integral EF M, aos 6º e 7º anos. Concomitantemente, foi redigido um Ebook contemplando a mastofauna da MDA como recurso didático; disponibilizada à escola e aos alunos de forma virtual. A sequência sucedeu pela rotação dos alunos nas estações, espaço de representação dos grupos animais viventes na MDA. Nelas, os alunos foram convidados a argumentarem sobre seus respectivos desafios ambientais, refletirem sobre impactos ao ambiente e articularem suas consequências. Foi observado que os alunos apresentaram grande interesse no que foi proposto e trouxeram relatos valiosos envolvendo a biodiversidade da MDA. Também construíram noções e comportamentos críticos frente às problemáticas ambientais discutidas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Araucaria angustifólia - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Biodiversidade - Brasil | pt_BR |
dc.title | Guia da diversidade da mastofauna da mata das araucárias, Paraná, Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |