• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Guia da diversidade da mastofauna da mata das araucárias, Paraná, Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_BEATRIZ_BENICIA_OLIVEIRA_EDUARDO_COSTA_FERREIRA.pdf (929.5Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Oliveira, Beatriz Benicia Duarte de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A Mata das Araucária (MDA) é uma formação florestal integrada à Mata Atlântica, é rica em biodiversidade e abriga um alto número de espécies endêmicas. A MDA sofre com pressões antrópicas provenientes do desenvolvimento urbano e industrial, como a caça ilegal, desmatamento e atropelamentos. Essas pressões reduziram o tamanho populacional de várias espécies, algumas a nível de extinção, e transformou a floresta em paisagens fragmentadas. Tais modificações demandam a articulação das esferas sociais para a constituição de uma visão abrangente sobre o meio ambiente. Nesse contexto, o presente trabalho recorreu à educação ambiental (EA) para elencar tal problemática no ensino fundamental, buscando tecer com os alunos novas noções sobre a natureza e suas imbricações com as ações antrópicas. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática fundamentada nos 3 momentos pedagógicos de Delizoicov, implementada na modalidade ativa de ensino por estações, no Colégio Estadual Ângelo Volpato - Integral EF M, aos 6º e 7º anos. Concomitantemente, foi redigido um Ebook contemplando a mastofauna da MDA como recurso didático; disponibilizada à escola e aos alunos de forma virtual. A sequência sucedeu pela rotação dos alunos nas estações, espaço de representação dos grupos animais viventes na MDA. Nelas, os alunos foram convidados a argumentarem sobre seus respectivos desafios ambientais, refletirem sobre impactos ao ambiente e articularem suas consequências. Foi observado que os alunos apresentaram grande interesse no que foi proposto e trouxeram relatos valiosos envolvendo a biodiversidade da MDA. Também construíram noções e comportamentos críticos frente às problemáticas ambientais discutidas
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96621
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV