Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmano, Erika, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorPedroso, Pedro Augusto Ramospt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T21:28:11Z
dc.date.available2025-05-08T21:28:11Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96461
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Erika Amanopt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O ensino de Botânica enfrenta desafios históricos e pedagógicos, como a prevalência de abordagens teóricas e expositivas que dificultam a compreensão prática dos conteúdos pelos estudantes. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um guia didático para o uso do laminário escolar, uma ferramenta que permite a observação de estruturas internas das plantas por meio de lâminas histológicas, visando potencializar o ensino de Botânica na Educação Básica. Para isso, foram realizadas análises detalhadas das lâminas disponíveis, oriundas de escolas municipais de Curitiba, organizando-as em grupos taxonômicos e de órgãos vegetais. O guia foi estruturado em seções que incluem introdução, orientações práticas sobre o uso do laminário e conteúdos didáticos enriquecidos com fotografias, ilustrações das estruturas observadas. O material desenvolvido busca atender às demandas de professores e alunos, promovendo uma abordagem descritiva, capaz de tornar o ensino de Botânica mais acessível, dinâmico e significativo. Ao analisar o laminário destacaram-se a baixa diversidade de espécies e órgãos representados nos laminários escolares analisados, com lacunas significativas, como a ausência de Pteridófitas e sementes, por exemplo. Para superar essas limitações, o trabalho também propõe a inclusão de espécies representativas da flora brasileira e de estruturas vegetais pouco exploradas, além de oferecer estratégias pedagógicas que conectam os conceitos botânicos à realidade dos estudantes. Conclui-se que o guia didático contribui para a superação de entraves no ensino de Botânica, ao integrar teoria e prática e incentivar o uso de recursos pedagógicos inovadorespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlantas - Anatomiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titlePotencializando o ensino de Botânica na Educação Básica através da exploração criativa do laminário escolarpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples