dc.contributor.advisor | Rios, Flavia Sant'Anna, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Estevam, Melissa Spíndola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T21:26:47Z | |
dc.date.available | 2025-05-08T21:26:47Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96460 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Flavia Sant'Anna Rios | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A falta de infraestrutura laboratorial adequada em muitas escolas brasileiras dificulta a realização de aulas práticas no ensino de Ciências da Natureza, resultando em uma predominância de aulas teóricas e expositivas. Essa limitação reduz as oportunidades de aprendizagem ativa e investigativa, essenciais para o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um laboratório virtual interdisciplinar, focado em Biologia Forense, como recurso pedagógico para promover práticas investigativas e interativas no Ensino Médio a despeito da existência de laboratórios, microscópios, vidrarias e reagentes nas escolas . O laboratório virtual foi elaborado para abordar conteúdos como Biologia Celular, Histologia, Microbiologia e técnicas de microscopia, possibilitando a simulação de experimentos e análises relacionadas a temas de Ciências e Biologia, dentro de um contexto investigativo para solucionar o mistério de uma morte fictícia. A metodologia empregada consistiu no \desenvolvimento da plataforma digital e a testagem da sua funcionalidade por professores da educação básica e alunos de graduação. Esses educadores e estudantes utilizaram o laboratório virtual e forneceram feedback sobre sua usabilidade, potencial pedagógico e integração no contexto escolar. Os resultados indicaram que o laboratório virtual tem grande potencial para auxiliar professores a superar algumas barreiras estruturais, proporcionando uma alternativa prática e acessível para trabalhar conceitos biológicos de forma dinâmica. Apesar das limitações, como a necessidade de dispositivos digitais e acesso à internet, a ferramenta oferece uma proposta viável para tornar o ensino mais interativo, prático e centrado no aluno, contribuindo para estimular o interesse dos estudantes pela investigação científica. Embora não se possa afirmar conclusivamente que a plataforma promove a alfabetização científica por meio dos métodos aplicados no presente trabalho, ela foi concebida com essa finalidade e apresenta possibilidades promissoras para fomentar uma abordagem ativa e exploratória no aprendizado de Ciências e Biologia | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Biologia celular | pt_BR |
dc.subject | Histologia | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
dc.subject | Parasitologia | pt_BR |
dc.title | Laboratório virtual interdisciplinar de biologia forense para o ensino de ciências da natureza | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |