• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Laboratório virtual interdisciplinar de biologia forense para o ensino de ciências da natureza

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_MELISSA_SPINDOLA_ESTEVAM.pdf (32.21Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Estevam, Melissa Spíndola
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A falta de infraestrutura laboratorial adequada em muitas escolas brasileiras dificulta a realização de aulas práticas no ensino de Ciências da Natureza, resultando em uma predominância de aulas teóricas e expositivas. Essa limitação reduz as oportunidades de aprendizagem ativa e investigativa, essenciais para o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um laboratório virtual interdisciplinar, focado em Biologia Forense, como recurso pedagógico para promover práticas investigativas e interativas no Ensino Médio a despeito da existência de laboratórios, microscópios, vidrarias e reagentes nas escolas . O laboratório virtual foi elaborado para abordar conteúdos como Biologia Celular, Histologia, Microbiologia e técnicas de microscopia, possibilitando a simulação de experimentos e análises relacionadas a temas de Ciências e Biologia, dentro de um contexto investigativo para solucionar o mistério de uma morte fictícia. A metodologia empregada consistiu no \desenvolvimento da plataforma digital e a testagem da sua funcionalidade por professores da educação básica e alunos de graduação. Esses educadores e estudantes utilizaram o laboratório virtual e forneceram feedback sobre sua usabilidade, potencial pedagógico e integração no contexto escolar. Os resultados indicaram que o laboratório virtual tem grande potencial para auxiliar professores a superar algumas barreiras estruturais, proporcionando uma alternativa prática e acessível para trabalhar conceitos biológicos de forma dinâmica. Apesar das limitações, como a necessidade de dispositivos digitais e acesso à internet, a ferramenta oferece uma proposta viável para tornar o ensino mais interativo, prático e centrado no aluno, contribuindo para estimular o interesse dos estudantes pela investigação científica. Embora não se possa afirmar conclusivamente que a plataforma promove a alfabetização científica por meio dos métodos aplicados no presente trabalho, ela foi concebida com essa finalidade e apresenta possibilidades promissoras para fomentar uma abordagem ativa e exploratória no aprendizado de Ciências e Biologia
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96460
    Collections
    • Licenciatura [217]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV