Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartynhak, Bruno Jacson, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorHeinz, Ludmila Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T21:22:14Z
dc.date.available2025-05-08T21:22:14Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96458
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Bruno Jacson Martynhakpt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Nas escolas, as neurociências contemplam principalmente o estudo da neuroanatomia e da neurofisiologia, abordando aspectos morfológicos e funcionais do Sistema Nervoso. Frequentemente conceitos das neurociências são discutidos no dia a dia, entretanto, por tratar de conceitos abstratos e complexos existem dificuldades em torno do seu aprendizado. Nesse cenário, ressalta-se, a importância da alfabetização em neurociência, que mune os estudantes contra a desinformação, fortalecendo o pensamento crítico. A partir disso, o presente trabalho apresenta uma proposta didática de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), para o ensino de neurofisiologia aos estudantes do ensino médio, por meio de uma metodologia ativa. Uma vez que, a aprendizagem mecânica e de memorização, sem considerar o papel ativo aluno no processo de ensino, são características associadas dificuldade em compreender conceitos de neurofisiologia. Foi construído uma ABP com 9 passos, a partir da adaptação das 7 etapas descritas na literatura. A ABP apresenta um problema em forma de narrativa fictícia denominada "O cérebro de Cris", protagonizada por Cris e seu contexto adolescente de mudanças. Isso, com o objetivo de abordar a estrutura do neurônio, sinapse e estruturas do cérebro a partir da perspectiva de mudanças no cérebro adolescente. Tal tema pretende engajar e motivar os estudantes na ABP, a partir da narrativa, despertando a curiosidade para a resolução do problema. A ABP elaborada baseou-se na habilidade EM13CNT301 proposta na Base Nacional Comum Curricular, que busca de forma geral desenvolver a construção de questões, hipóteses, interpretações e avaliação de situações-problema sob uma perspectiva científicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNeurofisiologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUma proposta de aprendizagem baseada em problemas para o ensino de neurofisiologia no ensino-médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples