• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma proposta de aprendizagem baseada em problemas para o ensino de neurofisiologia no ensino-médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_LUDMILA_SOUZA_HEINZ.pdf (1.376Mb)
    R_G_LUDMILA_SOUZA_HEINZ.pdf (1.376Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Heinz, Ludmila Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Nas escolas, as neurociências contemplam principalmente o estudo da neuroanatomia e da neurofisiologia, abordando aspectos morfológicos e funcionais do Sistema Nervoso. Frequentemente conceitos das neurociências são discutidos no dia a dia, entretanto, por tratar de conceitos abstratos e complexos existem dificuldades em torno do seu aprendizado. Nesse cenário, ressalta-se, a importância da alfabetização em neurociência, que mune os estudantes contra a desinformação, fortalecendo o pensamento crítico. A partir disso, o presente trabalho apresenta uma proposta didática de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), para o ensino de neurofisiologia aos estudantes do ensino médio, por meio de uma metodologia ativa. Uma vez que, a aprendizagem mecânica e de memorização, sem considerar o papel ativo aluno no processo de ensino, são características associadas dificuldade em compreender conceitos de neurofisiologia. Foi construído uma ABP com 9 passos, a partir da adaptação das 7 etapas descritas na literatura. A ABP apresenta um problema em forma de narrativa fictícia denominada "O cérebro de Cris", protagonizada por Cris e seu contexto adolescente de mudanças. Isso, com o objetivo de abordar a estrutura do neurônio, sinapse e estruturas do cérebro a partir da perspectiva de mudanças no cérebro adolescente. Tal tema pretende engajar e motivar os estudantes na ABP, a partir da narrativa, despertando a curiosidade para a resolução do problema. A ABP elaborada baseou-se na habilidade EM13CNT301 proposta na Base Nacional Comum Curricular, que busca de forma geral desenvolver a construção de questões, hipóteses, interpretações e avaliação de situações-problema sob uma perspectiva científica
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96458
    Collections
    • Licenciatura [217]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV