Uma proposta de aprendizagem baseada em problemas para o ensino de neurofisiologia no ensino-médio
Resumo
Resumo : Nas escolas, as neurociências contemplam principalmente o estudo da neuroanatomia e da neurofisiologia, abordando aspectos morfológicos e funcionais do Sistema Nervoso. Frequentemente conceitos das neurociências são discutidos no dia a dia, entretanto, por tratar de conceitos abstratos e complexos existem dificuldades em torno do seu aprendizado. Nesse cenário, ressalta-se, a importância da alfabetização em neurociência, que mune os estudantes contra a desinformação, fortalecendo o pensamento crítico. A partir disso, o presente trabalho apresenta uma proposta didática de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), para o ensino de neurofisiologia aos estudantes do ensino médio, por meio de uma metodologia ativa. Uma vez que, a aprendizagem mecânica e de memorização, sem considerar o papel ativo aluno no processo de ensino, são características associadas dificuldade em compreender conceitos de neurofisiologia. Foi construído uma ABP com 9 passos, a partir da adaptação das 7 etapas descritas na literatura. A ABP apresenta um problema em forma de narrativa fictícia denominada "O cérebro de Cris", protagonizada por Cris e seu contexto adolescente de mudanças. Isso, com o objetivo de abordar a estrutura do neurônio, sinapse e estruturas do cérebro a partir da perspectiva de mudanças no cérebro adolescente. Tal tema pretende engajar e motivar os estudantes na ABP, a partir da narrativa, despertando a curiosidade para a resolução do problema. A ABP elaborada baseou-se na habilidade EM13CNT301 proposta na Base Nacional Comum Curricular, que busca de forma geral desenvolver a construção de questões, hipóteses, interpretações e avaliação de situações-problema sob uma perspectiva científica
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