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dc.contributor.advisorSammarco, Yanina Micaelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorPanizzon, Emersonpt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T21:18:39Z
dc.date.available2025-05-08T21:18:39Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96456
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Yanina Micaela Sammarcopt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo investiga as interações entre a Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Airumã e a comunidade escolar do Colégio Estadual Angelo Volpato, em Curitiba, com foco na Educação Ambiental. O objetivo principal deste trabalho foi compreender quais as relações entre essa comunidade escolar e a RPPNM Airumã, partindo das percepções subjetivas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e professora de ciências. Assim, as subjetividades sobre a Educação Ambiental, Unidades de Conservação e meio ambiente nas aulas de ciências são abordadas e evidenciadas. Dessa forma, este trabalho explora a importância da prática vivencial na Educação Ambiental na escola e no entorno, incluindo a RPPNM Airumã como paisagem educadora. A metodologia envolveu a aplicação de questionários qualitativos durante as aulas de ciências, análise de documentos oficiais como o Plano de Manejo da RPPNM Airumã e uma atividade vivencial na RPPNM Airumã. A análise dos questionários revelou como alunos e professora percebem o ambiente escolar e seu entorno, incluindo a RPPNM Airumã. Os resultados evidenciam a necessidade de vivenciar os conceitos de Educação Ambiental na prática, destacando a relevância da interação entre áreas de conservação urbanas e comunidades escolares locais para sensibilizar os alunos sobre questões socioambientais. A prática vivencial na RPPNM Airumã contribuiu para uma compreensão mais significativa dos temas socioambientais pelos alunos. Assim, este estudo ressalta a importância da relação entre Unidades de Conservação e escolas na promoção da sensibilização ambiental. A interação direta com a natureza proporcionou uma plataforma eficaz para a Educação Ambiental, demonstrando-se uma abordagem poderosa para sensibilizar e engajar os alunos com questões socioambientais. A metodologia aplicada demonstrou que a Educação Ambiental, integrada a atividades práticas e vivenciais tem um impacto significativo na formação de atitudes e comportamentos ambientais positivos. Em conclusão, a parceria entre Unidades de Conservação e escolas é essencial para promover a Educação Ambiental e desenvolver uma sociedade mais consciente e ambientalmente responsável. Este estudo contribui para a literatura ao evidenciar como experiências práticas e vivenciais de Educação Ambiental podem transformar percepções, enfatizando a necessidade de incluir mais atividades vivenciais nos currículos escolares para fomentar uma compreensão mais profunda e engajada das questões socioambientaispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁreas de conservação de recursos naturaispt_BR
dc.titleAs reservas particulares do patrimônio natural e a Educação Ambiental : um olhar entre as relações da RPPNM Airumã e o Colégio Estadual Angelo Volpato em Curitiba, PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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