As reservas particulares do patrimônio natural e a Educação Ambiental : um olhar entre as relações da RPPNM Airumã e o Colégio Estadual Angelo Volpato em Curitiba, PR
Resumo
Resumo : Este estudo investiga as interações entre a Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Airumã e a comunidade escolar do Colégio Estadual Angelo Volpato, em Curitiba, com foco na Educação Ambiental. O objetivo principal deste trabalho foi compreender quais as relações entre essa comunidade escolar e a RPPNM Airumã, partindo das percepções subjetivas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e professora de ciências. Assim, as subjetividades sobre a Educação Ambiental, Unidades de Conservação e meio ambiente nas aulas de ciências são abordadas e evidenciadas. Dessa forma, este trabalho explora a importância da prática vivencial na Educação Ambiental na escola e no entorno, incluindo a RPPNM Airumã como paisagem educadora. A metodologia envolveu a aplicação de questionários qualitativos durante as aulas de ciências, análise de documentos oficiais como o Plano de Manejo da RPPNM Airumã e uma atividade vivencial na RPPNM Airumã. A análise dos questionários revelou como alunos e professora percebem o ambiente escolar e seu entorno, incluindo a RPPNM Airumã. Os resultados evidenciam a necessidade de vivenciar os conceitos de Educação Ambiental na prática, destacando a relevância da interação entre áreas de conservação urbanas e comunidades escolares locais para sensibilizar os alunos sobre questões socioambientais. A prática vivencial na RPPNM Airumã contribuiu para uma compreensão mais significativa dos temas socioambientais pelos alunos. Assim, este estudo ressalta a importância da relação entre Unidades de Conservação e escolas na promoção da sensibilização ambiental. A interação direta com a natureza proporcionou uma plataforma eficaz para a Educação Ambiental, demonstrando-se uma abordagem poderosa para sensibilizar e engajar os alunos com questões socioambientais. A metodologia aplicada demonstrou que a Educação Ambiental, integrada a atividades práticas e vivenciais tem um impacto significativo na formação de atitudes e comportamentos ambientais positivos. Em conclusão, a parceria entre Unidades de Conservação e escolas é essencial para promover a Educação Ambiental e desenvolver uma sociedade mais consciente e ambientalmente responsável. Este estudo contribui para a literatura ao evidenciar como experiências práticas e vivenciais de Educação Ambiental podem transformar percepções, enfatizando a necessidade de incluir mais atividades vivenciais nos currículos escolares para fomentar uma compreensão mais profunda e engajada das questões socioambientais
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