dc.contributor.advisor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Silka, Alicia Sofia Tempesta Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T14:12:51Z | |
dc.date.available | 2025-04-30T14:12:51Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96308 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O ensino de micologia (estudo de fungos) na educação básica pode influenciar ou definir a visão sobre fungos de indivíduos adultos leigos no assunto. Em diversas dissertações de pesquisa há a menção de impressões errôneas ou incompletas de alunos concluintes do ensino médio sobre o tema fungos. Os diferentes estudos sobre o ensino de temas relacionados a fungos na educação básica não incluem revisões, mas sim pesquisas originais, faltando uma síntese sobre os trabalhos. Revisões sistemáticas são revisões de literatura que atendem a uma pergunta clara e são pautadas em filtragem e análise da literatura de forma claramente descrita. O objetivo geral deste estudo reside em realizar um mapeamento da abordagem sobre o ensino de fungos, na educação básica, presente no catálogo de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES). . Em termos metodológicos, a presente pesquisa foi realizada no primeiro semestre do ano corrente, por meio de uma busca de trabalhos durante o período de 2018 a 2023 no repositório de teses e dissertações da CAPES, incluiu os critérios de nível educacional (educação básica) e tema (micologia) sendo encontrados 27 trabalhos que compõem o corpus de análise, que é examinado pelo referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados de dissertações analisadas foram organizados em três categorias, a saber: i) entrevistas, ii) material didático e iii) diferentes abordagens, as quais indicam uma tendência a mais estudos com alunos do ensino médio e de recomendações de trabalhos para usar metodologias ativas. Conclui-se que há alguns erros conceituais passados adiante na educação básica que podem ser corrigidos com a divulgação dos temas de micologia | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Fungos | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | pt_BR |
dc.title | Mapeamento das pesquisas sobre o ensino de fungos no catálogo de teses e dissertações da CAPES | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |