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dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorSilka, Alicia Sofia Tempesta Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-30T14:12:51Z
dc.date.available2025-04-30T14:12:51Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96308
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O ensino de micologia (estudo de fungos) na educação básica pode influenciar ou definir a visão sobre fungos de indivíduos adultos leigos no assunto. Em diversas dissertações de pesquisa há a menção de impressões errôneas ou incompletas de alunos concluintes do ensino médio sobre o tema fungos. Os diferentes estudos sobre o ensino de temas relacionados a fungos na educação básica não incluem revisões, mas sim pesquisas originais, faltando uma síntese sobre os trabalhos. Revisões sistemáticas são revisões de literatura que atendem a uma pergunta clara e são pautadas em filtragem e análise da literatura de forma claramente descrita. O objetivo geral deste estudo reside em realizar um mapeamento da abordagem sobre o ensino de fungos, na educação básica, presente no catálogo de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES). . Em termos metodológicos, a presente pesquisa foi realizada no primeiro semestre do ano corrente, por meio de uma busca de trabalhos durante o período de 2018 a 2023 no repositório de teses e dissertações da CAPES, incluiu os critérios de nível educacional (educação básica) e tema (micologia) sendo encontrados 27 trabalhos que compõem o corpus de análise, que é examinado pelo referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados de dissertações analisadas foram organizados em três categorias, a saber: i) entrevistas, ii) material didático e iii) diferentes abordagens, as quais indicam uma tendência a mais estudos com alunos do ensino médio e de recomendações de trabalhos para usar metodologias ativas. Conclui-se que há alguns erros conceituais passados adiante na educação básica que podem ser corrigidos com a divulgação dos temas de micologiapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFungospt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.titleMapeamento das pesquisas sobre o ensino de fungos no catálogo de teses e dissertações da CAPESpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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