• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mapeamento das pesquisas sobre o ensino de fungos no catálogo de teses e dissertações da CAPES

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ALICIA_TEMPESTA_SILKA.pdf (494.7Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Silka, Alicia Sofia Tempesta Brasil
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O ensino de micologia (estudo de fungos) na educação básica pode influenciar ou definir a visão sobre fungos de indivíduos adultos leigos no assunto. Em diversas dissertações de pesquisa há a menção de impressões errôneas ou incompletas de alunos concluintes do ensino médio sobre o tema fungos. Os diferentes estudos sobre o ensino de temas relacionados a fungos na educação básica não incluem revisões, mas sim pesquisas originais, faltando uma síntese sobre os trabalhos. Revisões sistemáticas são revisões de literatura que atendem a uma pergunta clara e são pautadas em filtragem e análise da literatura de forma claramente descrita. O objetivo geral deste estudo reside em realizar um mapeamento da abordagem sobre o ensino de fungos, na educação básica, presente no catálogo de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES). . Em termos metodológicos, a presente pesquisa foi realizada no primeiro semestre do ano corrente, por meio de uma busca de trabalhos durante o período de 2018 a 2023 no repositório de teses e dissertações da CAPES, incluiu os critérios de nível educacional (educação básica) e tema (micologia) sendo encontrados 27 trabalhos que compõem o corpus de análise, que é examinado pelo referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados de dissertações analisadas foram organizados em três categorias, a saber: i) entrevistas, ii) material didático e iii) diferentes abordagens, as quais indicam uma tendência a mais estudos com alunos do ensino médio e de recomendações de trabalhos para usar metodologias ativas. Conclui-se que há alguns erros conceituais passados adiante na educação básica que podem ser corrigidos com a divulgação dos temas de micologia
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96308
    Collections
    • Licenciatura [217]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV