Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorFernandes, Gabrielle Venanciopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-30T13:50:40Z
dc.date.available2025-04-30T13:50:40Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96301
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem como principal objetivo compreender os sentidos atribuídos ao corpo, junto aos docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná. No qual, segundo a Educação Performativa, o corpo é a centralidade do processo de aprendizagem, o corpo que se faz presente, que se constroi e reconstroi, da voz e ação aos seus discursos e expressões tanto de ações físicas, mas como também de conjunto de emoções, de histórias culturais e sociais que são vivenciadas por estes corpos ao longo de sua jornada. Quanto ao percurso metodológico, primeiramente foi realizado uma pesquisa de como esse corpo foi considerado ao longo da história, onde se fez necessário buscar informações sobre as concepções de corpo em cada período, desde a Grécia Antiga até a Contemporaneidade, e após foi realizado análises em documentos oficiais, BNCC, dissertações e finalizando com entrevistas semiestruturadas com professores três da área, com intuito de comparar e discutir suas experiências e vivências trabalhando o corpo em sala de aula, antes e após a pandemia do Covid-19. De maneira com que foi possível ressaltar, a importância de não silenciar estes corpos, pois é através destes que os alunos expressam suas emoções, sentimentos, vivências, e são corpos carregam com eles histórias, por isso é preciso o reconhecimento do corpo para desenvolvimento dos adolescentespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino - Paranápt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleQuais os sentidos atribuídos ao corpo no discurso de docentes de Ciências e Biologia do estado do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples