• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Quais os sentidos atribuídos ao corpo no discurso de docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_GABRIELLE_VENANCIO_FERNANDES.pdf (996.1Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Fernandes, Gabrielle Venancio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem como principal objetivo compreender os sentidos atribuídos ao corpo, junto aos docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná. No qual, segundo a Educação Performativa, o corpo é a centralidade do processo de aprendizagem, o corpo que se faz presente, que se constroi e reconstroi, da voz e ação aos seus discursos e expressões tanto de ações físicas, mas como também de conjunto de emoções, de histórias culturais e sociais que são vivenciadas por estes corpos ao longo de sua jornada. Quanto ao percurso metodológico, primeiramente foi realizado uma pesquisa de como esse corpo foi considerado ao longo da história, onde se fez necessário buscar informações sobre as concepções de corpo em cada período, desde a Grécia Antiga até a Contemporaneidade, e após foi realizado análises em documentos oficiais, BNCC, dissertações e finalizando com entrevistas semiestruturadas com professores três da área, com intuito de comparar e discutir suas experiências e vivências trabalhando o corpo em sala de aula, antes e após a pandemia do Covid-19. De maneira com que foi possível ressaltar, a importância de não silenciar estes corpos, pois é através destes que os alunos expressam suas emoções, sentimentos, vivências, e são corpos carregam com eles histórias, por isso é preciso o reconhecimento do corpo para desenvolvimento dos adolescentes
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96301
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV