Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorGodoy, Gabriel Santinelli Felipept_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T18:16:44Z
dc.date.available2025-04-29T18:16:44Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96274
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As questões de gênero e sexualidade ainda são vistas em nossa sociedade como um grande tabu. Entretanto, ensinar sobre esses temas é uma forma eficaz de prevenir e enfrentar situações de violência e risco/abuso sexual contra crianças e adolescentes. Com base nas violências sofridas pela população LGBTI+, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral, apresentamos neste artigo uma proposição didática de Educação Sexual mais inclusiva para adolescentes LGBTI+, elaborada por meio de uma metodologia qualitativa de caráter exploratório. Realizamos um levantamento das jurisdições que respaldam a abordagem das questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Nossa proposta foi separada em 6 encontros, abrangendo vários aspectos da sexualidade e da diversidade humana, como puberdade, respeito às diferenças, autoestima, métodos de prevenção, consentimento, entre outros. Destacamos a necessidade de mais pesquisas, materiais didáticos e ferramentas de ensino, para que os/as docentes tenham mais possibilidades para trabalhar as questões de gênero e sexualidade em sala de aula, de acordo com o contexto em que atuampt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectPessoas LGBTQIA+pt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleEducação sexual inclusiva para adolescentes LGBTI+ : uma proposição didática para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples