Educação sexual inclusiva para adolescentes LGBTI+ : uma proposição didática para o ensino de ciências
Resumo
Resumo : As questões de gênero e sexualidade ainda são vistas em nossa sociedade como um grande tabu. Entretanto, ensinar sobre esses temas é uma forma eficaz de prevenir e enfrentar situações de violência e risco/abuso sexual contra crianças e adolescentes. Com base nas violências sofridas pela população LGBTI+, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral, apresentamos neste artigo uma proposição didática de Educação Sexual mais inclusiva para adolescentes LGBTI+, elaborada por meio de uma metodologia qualitativa de caráter exploratório. Realizamos um levantamento das jurisdições que respaldam a abordagem das questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Nossa proposta foi separada em 6 encontros, abrangendo vários aspectos da sexualidade e da diversidade humana, como puberdade, respeito às diferenças, autoestima, métodos de prevenção, consentimento, entre outros. Destacamos a necessidade de mais pesquisas, materiais didáticos e ferramentas de ensino, para que os/as docentes tenham mais possibilidades para trabalhar as questões de gênero e sexualidade em sala de aula, de acordo com o contexto em que atuam
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