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dc.contributor.advisorGomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherDittrich, João Ricardo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorSantos, Eric Paraguaia dospt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T14:31:11Z
dc.date.available2025-04-29T14:31:11Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96257
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Sandra Maria Alvarenga Gomespt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. João Ricardo Dittrichpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Em consideração à importância e risco que as plantas tóxicas representam, é de considerável relevância que seus principais aspectos como o seu reconhecimento, partes tóxicas, princípios tóxicos, sintomas, sejam abordados de maneira eficiente, independente do ambiente de aprendizagem. Sendo frequente que, isto não ocorra, à conta de fatores negativos e infelizmente habituais do ensino de botânica, tais como: escassez de materiais de ensino, complexidade da terminologia, abordagem pouco contextualizada e o desinteresse dos discentes e docentes. Estes fatores completam um ciclo, em que, o docente muitas vezes, se encontra desamparado de material didático de qualidade e de fácil acesso, culminando em uma aula ministrada no modelo tradicional, na qual, uma das complicações da botânica é totalmente exaltada, que é a dificuldade das pessoas em relacionar as plantas com sua rotina, desta forma, os discentes não conseguem atribuir um significado ao conteúdo apresentado, resultando em desinteresse. Buscando abordar estes fatores, este trabalho busca se utilizar de plantas tóxicas para atrair o interesse dos discentes através de uma sequência didática, utilizando- se de materiais didáticos de apoio, entre eles: um guia digital e ilustrado das principais plantas que são responsáveis por intoxicações no Brasil, mas com um enfoque maior nas que ocorrem no estado do Paraná, uma atividade prática inovadora (diferenciada das metodologias tradicionais), elevando os discentes ao posto de protagonistas na construção do conhecimento, e buscando uma sensibilização em relação aos conteúdos de botânica e saúde coletivapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.titlePlantas tóxicas como modelo para o ensino de botânicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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