dc.contributor.advisor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Albuquerque, Daniella Sayuri Nishihara de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T14:29:46Z | |
dc.date.available | 2025-04-29T14:29:46Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96256 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : No ano de 2023, houve uma rápida e grande popularização das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) generativa, em particular, o ChatGPT o qual gerou muita polêmica sobre seu uso no contexto educacional e isso trouxe à tona novos questionamentos sobre o uso das ferramentas de IA na Educação. Atualmente, estas são desenvolvidas e aplicadas em uma variedade de contextos, de assistência personalizada a sistemas de análise de desempenho e avaliação. Deste modo, ao explorar os avanços da Inteligência Artificial na Educação, esse trabalho busca o panorama delineado por artigos de pesquisa acerca da IA no contexto da Educação contemporânea. Para alcançar tal resposta, adotou-se uma abordagem de Revisão Sistemática de natureza Exploratória para investigar estratégias, desafios e perspectivas associadas ao uso dessas tecnologias no ambiente educacional. Em termos metodológicos, é utilizado o referencial de Análise de Conteúdo (AC), o qual permite uma compreensão abrangente e permite identificar similaridades ou divergências entre os diversos contextos abordados nos artigos revisados. A pesquisa revela os potenciais de uso e desenvolvimento para a integração da IA na Educação contemporânea como modelos de avaliação de estratégias de ensino, Sistemas Tutores Inteligentes e chatbots, bem como elucida lacunas e desafios nesta área, particularmente no que diz respeito à confiabilidade dessas ferramentas por haver uma ausência de critérios e métodos avaliativos da eficácia das mesmas. Conclui-se que esse estudo contribui para a compreensão atual do papel da IA na Educação, apontando tanto para avanços promissores quanto para desafios críticos que merecem atenção na implementação dessas tecnologias inovadoras | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.title | Impactos, desafios e possibilidades da inteligência artificial na educação : uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |