Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorAlbuquerque, Daniella Sayuri Nishihara dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T14:29:46Z
dc.date.available2025-04-29T14:29:46Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96256
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No ano de 2023, houve uma rápida e grande popularização das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) generativa, em particular, o ChatGPT o qual gerou muita polêmica sobre seu uso no contexto educacional e isso trouxe à tona novos questionamentos sobre o uso das ferramentas de IA na Educação. Atualmente, estas são desenvolvidas e aplicadas em uma variedade de contextos, de assistência personalizada a sistemas de análise de desempenho e avaliação. Deste modo, ao explorar os avanços da Inteligência Artificial na Educação, esse trabalho busca o panorama delineado por artigos de pesquisa acerca da IA no contexto da Educação contemporânea. Para alcançar tal resposta, adotou-se uma abordagem de Revisão Sistemática de natureza Exploratória para investigar estratégias, desafios e perspectivas associadas ao uso dessas tecnologias no ambiente educacional. Em termos metodológicos, é utilizado o referencial de Análise de Conteúdo (AC), o qual permite uma compreensão abrangente e permite identificar similaridades ou divergências entre os diversos contextos abordados nos artigos revisados. A pesquisa revela os potenciais de uso e desenvolvimento para a integração da IA na Educação contemporânea como modelos de avaliação de estratégias de ensino, Sistemas Tutores Inteligentes e chatbots, bem como elucida lacunas e desafios nesta área, particularmente no que diz respeito à confiabilidade dessas ferramentas por haver uma ausência de critérios e métodos avaliativos da eficácia das mesmas. Conclui-se que esse estudo contribui para a compreensão atual do papel da IA na Educação, apontando tanto para avanços promissores quanto para desafios críticos que merecem atenção na implementação dessas tecnologias inovadoraspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleImpactos, desafios e possibilidades da inteligência artificial na educação : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples