• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Impactos, desafios e possibilidades da inteligência artificial na educação : uma revisão sistemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_DANIELLA_NISHIHARA_ALBUQUERQUE.pdf (1.062Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Albuquerque, Daniella Sayuri Nishihara de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : No ano de 2023, houve uma rápida e grande popularização das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) generativa, em particular, o ChatGPT o qual gerou muita polêmica sobre seu uso no contexto educacional e isso trouxe à tona novos questionamentos sobre o uso das ferramentas de IA na Educação. Atualmente, estas são desenvolvidas e aplicadas em uma variedade de contextos, de assistência personalizada a sistemas de análise de desempenho e avaliação. Deste modo, ao explorar os avanços da Inteligência Artificial na Educação, esse trabalho busca o panorama delineado por artigos de pesquisa acerca da IA no contexto da Educação contemporânea. Para alcançar tal resposta, adotou-se uma abordagem de Revisão Sistemática de natureza Exploratória para investigar estratégias, desafios e perspectivas associadas ao uso dessas tecnologias no ambiente educacional. Em termos metodológicos, é utilizado o referencial de Análise de Conteúdo (AC), o qual permite uma compreensão abrangente e permite identificar similaridades ou divergências entre os diversos contextos abordados nos artigos revisados. A pesquisa revela os potenciais de uso e desenvolvimento para a integração da IA na Educação contemporânea como modelos de avaliação de estratégias de ensino, Sistemas Tutores Inteligentes e chatbots, bem como elucida lacunas e desafios nesta área, particularmente no que diz respeito à confiabilidade dessas ferramentas por haver uma ausência de critérios e métodos avaliativos da eficácia das mesmas. Conclui-se que esse estudo contribui para a compreensão atual do papel da IA na Educação, apontando tanto para avanços promissores quanto para desafios críticos que merecem atenção na implementação dessas tecnologias inovadoras
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96256
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV