Impactos, desafios e possibilidades da inteligência artificial na educação : uma revisão sistemática
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Albuquerque, Daniella Sayuri Nishihara de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : No ano de 2023, houve uma rápida e grande popularização das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) generativa, em particular, o ChatGPT o qual gerou muita polêmica sobre seu uso no contexto educacional e isso trouxe à tona novos questionamentos sobre o uso das ferramentas de IA na Educação. Atualmente, estas são desenvolvidas e aplicadas em uma variedade de contextos, de assistência personalizada a sistemas de análise de desempenho e avaliação. Deste modo, ao explorar os avanços da Inteligência Artificial na Educação, esse trabalho busca o panorama delineado por artigos de pesquisa acerca da IA no contexto da Educação contemporânea. Para alcançar tal resposta, adotou-se uma abordagem de Revisão Sistemática de natureza Exploratória para investigar estratégias, desafios e perspectivas associadas ao uso dessas tecnologias no ambiente educacional. Em termos metodológicos, é utilizado o referencial de Análise de Conteúdo (AC), o qual permite uma compreensão abrangente e permite identificar similaridades ou divergências entre os diversos contextos abordados nos artigos revisados. A pesquisa revela os potenciais de uso e desenvolvimento para a integração da IA na Educação contemporânea como modelos de avaliação de estratégias de ensino, Sistemas Tutores Inteligentes e chatbots, bem como elucida lacunas e desafios nesta área, particularmente no que diz respeito à confiabilidade dessas ferramentas por haver uma ausência de critérios e métodos avaliativos da eficácia das mesmas. Conclui-se que esse estudo contribui para a compreensão atual do papel da IA na Educação, apontando tanto para avanços promissores quanto para desafios críticos que merecem atenção na implementação dessas tecnologias inovadoras
Collections
- Licenciatura [219]