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dc.contributor.advisorGonçalves, Michelle Bocchi, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorSpredemann, Carolaine Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T14:28:17Z
dc.date.available2025-04-29T14:28:17Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96255
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A reforma do ensino médio está acompanhada da BNCC – Base Nacional Curricular Comum que concede aspectos nas áreas de conhecimento na formação técnica e profissional. A reforma do Ensino Médio possui micropolíticas que buscam integrar as propensões do capital, pois considera a formação escolar uma possibilidade de estruturar indivíduos produtivos e econômicos. O objetivo deste trabalho é compreender o discurso de docentes de Biologia do Estado do Paraná acerca da implementação do novo ensino médio e o retorno para a sala de aula após a pandemia de Covid-19; desvelar nos discursos dos docentes entrevistados, se com a entrega do plano de aula e slides por parte da SEED, houve alteração na autonomia do docente em sala de aula. O presente estudo possui enfoque qualitativo, sendo essencial que o docente de Ciências biológicas tenha um histórico de atuação na docência abordando o período anterior a pandemia de Covid-19, durante a pandemia e após a mesma juntamente com a implementação do novo ensino médio. Os participantes receberam e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e depois os mesmos responderam, através do aplicativo WhatsApp às entrevistas semiestruturadas. Por fim, foi possível compreender que o Novo Ensino Médio, foi implementado sem que os profissionais da educação fossem adequadamente consultados, ignorando conteúdos básicos, para ir a busca de um currículo que supra as expectativas do desenvolvimento econômico do país. O novo ensino médio, ignorou as necessidades pedagógicas dos educandos e educadores, não dando assistência para que esses profissionais pudessem atuar de maneira digna, e para os docentes e discentes o novo ensino médio não considerou a necessidade de uma infraestrutura adequada para abordar de uma melhor maneira o mesmopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCOVID-19 (doença)pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Corpo docentept_BR
dc.titleUm diálogo com os docentes de biologia acerca da inserção do novo ensino médio no currículopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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