dc.contributor.advisor | Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Spredemann, Carolaine Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T14:28:17Z | |
dc.date.available | 2025-04-29T14:28:17Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96255 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A reforma do ensino médio está acompanhada da BNCC – Base Nacional Curricular Comum que concede aspectos nas áreas de conhecimento na formação técnica e profissional. A reforma do Ensino Médio possui micropolíticas que buscam integrar as propensões do capital, pois considera a formação escolar uma possibilidade de estruturar indivíduos produtivos e econômicos. O objetivo deste trabalho é compreender o discurso de docentes de Biologia do Estado do Paraná acerca da implementação do novo ensino médio e o retorno para a sala de aula após a pandemia de Covid-19; desvelar nos discursos dos docentes entrevistados, se com a entrega do plano de aula e slides por parte da SEED, houve alteração na autonomia do docente em sala de aula. O presente estudo possui enfoque qualitativo, sendo essencial que o docente de Ciências biológicas tenha um histórico de atuação na docência abordando o período anterior a pandemia de Covid-19, durante a pandemia e após a mesma juntamente com a implementação do novo ensino médio. Os participantes receberam e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e depois os mesmos responderam, através do aplicativo WhatsApp às entrevistas semiestruturadas. Por fim, foi possível compreender que o Novo Ensino Médio, foi implementado sem que os profissionais da educação fossem adequadamente consultados, ignorando conteúdos básicos, para ir a busca de um currículo que supra as expectativas do desenvolvimento econômico do país. O novo ensino médio, ignorou as necessidades pedagógicas dos educandos e educadores, não dando assistência para que esses profissionais pudessem atuar de maneira digna, e para os docentes e discentes o novo ensino médio não considerou a necessidade de uma infraestrutura adequada para abordar de uma melhor maneira o mesmo | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 (doença) | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades - Corpo docente | pt_BR |
dc.title | Um diálogo com os docentes de biologia acerca da inserção do novo ensino médio no currículo | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |