• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um diálogo com os docentes de biologia acerca da inserção do novo ensino médio no currículo

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R_G_CAROLAINE_SANTOS_SPREDEMANN.pdf (932.7Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Spredemann, Carolaine Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A reforma do ensino médio está acompanhada da BNCC – Base Nacional Curricular Comum que concede aspectos nas áreas de conhecimento na formação técnica e profissional. A reforma do Ensino Médio possui micropolíticas que buscam integrar as propensões do capital, pois considera a formação escolar uma possibilidade de estruturar indivíduos produtivos e econômicos. O objetivo deste trabalho é compreender o discurso de docentes de Biologia do Estado do Paraná acerca da implementação do novo ensino médio e o retorno para a sala de aula após a pandemia de Covid-19; desvelar nos discursos dos docentes entrevistados, se com a entrega do plano de aula e slides por parte da SEED, houve alteração na autonomia do docente em sala de aula. O presente estudo possui enfoque qualitativo, sendo essencial que o docente de Ciências biológicas tenha um histórico de atuação na docência abordando o período anterior a pandemia de Covid-19, durante a pandemia e após a mesma juntamente com a implementação do novo ensino médio. Os participantes receberam e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e depois os mesmos responderam, através do aplicativo WhatsApp às entrevistas semiestruturadas. Por fim, foi possível compreender que o Novo Ensino Médio, foi implementado sem que os profissionais da educação fossem adequadamente consultados, ignorando conteúdos básicos, para ir a busca de um currículo que supra as expectativas do desenvolvimento econômico do país. O novo ensino médio, ignorou as necessidades pedagógicas dos educandos e educadores, não dando assistência para que esses profissionais pudessem atuar de maneira digna, e para os docentes e discentes o novo ensino médio não considerou a necessidade de uma infraestrutura adequada para abordar de uma melhor maneira o mesmo
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96255
    Collections
    • Licenciatura [223]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail