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dc.contributor.advisorBoldt, Angelica Beate Winter, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherBumiller-Bini, Valéria, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorCosta, Camila Evangelistapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T18:21:06Z
dc.date.available2025-04-28T18:21:06Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96225
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Angelica Beate Winter Boldtpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Drª. Valéria Bumiller-Bini Hochpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O desenvolvimento de doenças crônicas resulta da interação entre fatores genéticos e ambientais. A modulação de fatores do ambiente pode prevenir ou reverter processos de adoecimento, pela regulação da expressão gênica. A compreensão da interação genes-ambiente torna-se fundamental, para estabelecer e manter hábitos de vida que colaboram para uma longevidade saudável. Para responder ao desafio de criar e implementar estratégias para aquisição deste conhecimento no ensino fundamental e médio, optou-se pela gamificação como ferramenta educacional, pois essa estratégia gera engajamento e aprendizado efetivo. Foi desenvolvido um jogo de rotação por estações, que promove o aprendizado da propensão (epi)genética a doenças que afetam o metabolismo e o aparelho gastrointestinal. O jogo foi elaborado para a Semana de Ciência e Tecnologia de 2022 na Universidade Federal do Paraná, visando adolescentes de 13 a 17 anos. A estação intitulada "Genética, Digestão e Saúde: Ser Saudável Também é Gostoso!" aborda quatro doenças: síndrome metabólica, diabetes tipo 1, doença celíaca e câncer colorretal. O jogo é dividido em 5 mesas. Na primeira mesa, são explicados os conceitos básicos de regulação da expressão gênica e a importância de manter uma boa microbiota intestinal, por meio da apresentação de placas resinadas contendo colônias de bactérias intestinais. Em seguida, os alunos recebem fichas com genótipos de variantes que estão associadas a suscetibilidade a estas doenças, cada genótipo com a representação gráfica de um termômetro. Genótipos de risco já apresentam uma "casa" do termômetro preenchida, para representar o risco inato ao desenvolvimento da doença. Nas demais mesas, cada doença é explicada por meio de um pôster, sendo ao final, sorteado um alimento dentre seis, expostos na mesa. Se este aumentar a predisposição à doença abordada, uma casa do termômetro é preenchida. O objetivo é completar o circuito sem preencher totalmente o termômetro. O jogo de rotação por estações obteve resultados positivos em eventos sediados na UFPR, UEPG e escolas locais. Além de despertar o interesse dos alunos para o tema, a dinâmica preencheu uma lacuna na aplicação prática dos conceitos de epigenética, normalmente pouco abordados nas diretrizes curriculares nacionais, capacitando os estudantes a fazerem escolhas conscientes em relação ao seu estilo de vidapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEpigenéticapt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleOficina de genética, digestão e saúde : uma forma didática de ensino da herança poligênica a doenças metabólicas e do sistema digestivopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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